A Cerradinho Bioenergia, empresa do setor sucroenergético que produz etanol e seus coprodutos a partir de matéria-prima renovável, como a cana e o milho, aproveitou o mês de comemoração ao Dia da Árvore, celebrado em 21 de setembro, para participar e apoiar o plantio de mudas nativas, nas cidades de Chapadão do Céu (GO), Chapadão do Sul e Maracaju (MS), onde está presente com suas operações.
Foram realizadas ações de doação de mudas e plantio de árvores, nos três municípios, durante o mês de setembro. Em Chapadão do Céu (GO), a comunidade recebeu a doação de mudas de árvores nativas da região para plantar em suas residências. As mudas foram doadas pela prefeitura e distribuídas pelo Instituto Sanches Fernandes, braço social da empresa, na região.
Já em Chapadão do Sul (MS), o plantio foi programado em duas datas, 28/9 e 5/10, pela prefeitura da cidade, com a parceria da empresa que doou as mudas e estará presente no plantio, com a participação de seu grupo de voluntários, os “Voluntários do Bem”.
Em Maracaju, também em Mato Grosso do Sul, o plantio de mudas aconteceu no dia 23/9, organizado pela prefeitura com a parceria da Neomille, subsidiária da CerradinhoBio, que doou as mudas e participou da ação com seus voluntários.
Os eventos são mostras concretas do compromisso da Companhia com a preservação do Meio Ambiente e com os poderes públicos, nas regiões onde está presente. Também é uma forma de conscientizar e incentivar seus colaboradores a participarem, por meio do seu Programa de Voluntariado, “Voluntários do Bem”, unindo esforços com a comunidade para construir um futuro mais sustentável.
“Estamos muito orgulhosos em apoiar as ações realizadas pelas prefeituras de Chapadão do Céu, Chapadão do Sul, Maracaju, Instituto Sanches Fernandes, nossos colaboradores e a comunidade, para juntos celebrarmos o Dia da Árvore. O plantio de mudas, não apenas simboliza nosso compromisso com o meio ambiente, mas também destaca a importância de envolver ativamente todos que pudermos, neste esforço. É por meio da colaboração, da conscientização e da ação coletiva que podemos proteger e restaurar o nosso precioso Bioma, o Cerrado”, disse o diretor de operações agrícolas, Murilo Naves Ferreira.
Os números
Em Chapadão do Céu (GO), no dia 21 de setembro, foram doadas 400 mudas de diversas espécies frutíferas, incluindo Pitanga, Uva da África, Goiaba, Jaca, Manga, Jenipapo e Caja-manga, para a população plantar em suas residências. O evento contou com a participação de vinte voluntários do programa Voluntários do Bem da CerradinhoBio, trinta alunos do Programa Doce Energia e oito colaboradores do Instituto Sanches Fernandes.
Em Maracaju (MS), no dia 23 de setembro, em colaboração da Neomille com a Prefeitura, 600 mudas foram plantadas, sendo 500 de árvores nativas do Cerrado e 100 de árvores frutíferas, em torno de uma lagoa na Aldeia Sucury, uma área de preservação permanente (APP). Participaram do plantio 50 pessoas, incluindo colaboradores voluntários do programa Voluntários do Bem, a comunidade indígena local e parceiros de empreiteiras da obra da nova planta da Neomille.
Já em Chapadão do Sul (MS), no dia 28 de setembro, 89 mudas de diferentes espécies, como Flamboyant, Sibipiruna, Aroeira-Vermelha, Aroeira-Salsa, Quaresmeira, Resedá, Calistemo, Ipê Roxo e Ipê Amarelo, foram plantadas na Praça do Esplanada V, que é dedicada à prática de esportes e lazer. Participaram 83 pessoas, entre integrantes da equipe da Secretaria de Meio Ambiente de Chapadão do Sul, da APAE, alunos de engenharia da UFMS – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, colaboradores da CerradinhoBio, os Voluntários do Bem e crianças de escolas municipais.
Sobre o Grupo Cerradinho – O Grupo Cerradinho é composto por empresas nos seguimentos sucroenergético, propriedades agrícolas, logística, posto de combustível e empreendimentos imobiliários. A Cerradinho Bioenergia, CerradinhoTerra, CerradinhoLog e a W7 Energia atuam na produção e distribuição de biocombustíveis e energia. O Grupo inclui ainda, a Viiv e a Geração Futura, de empreendimentos imobiliários, e o posto de combustível 4-Centão. O controle acionário é da Cerradinho Participações S.A., holding de investimentos da família Sanches Fernandes, uma empresa de capital fechado que adota sistema de governança corporativa moderno para gerir os negócios em consonância com as melhores práticas existentes no mercado.
Sobre a CerradinhoBio – Empresa do Grupo Cerradinho, de capital aberto, cem por cento nacional, atua no setor de biocombustíveis e bioeletricidade. Tem capacidade de moagem de 6,1 milhões de toneladas de cana por ano. Gera 3.800 empregos entre diretos e indiretos. A Companhia detém uma logística eficiente, o que possibilita custos compatíveis para o escoamento de sua produção de etanol para a região de Paulínia. A Cerradinho conta com experiência de mais de quatro décadas no setor sucroenergético.
Sobre a Neomille – Subsidiária da Cerradinhobio, a Neomille produz bioenergia e coprodutos a partir do milho. Sua primeira planta industrial foi inaugurada em novembro de 2019, junto ao complexo industrial de Chapadão do Céu (GO), com capacidade de moagem de 860 mil toneladas de milho por ano. Uma nova unidade está sendo construída em Maracaju, Mato Grosso do Sul, com expectativa de startup até o fim de 2023. Com a conclusão da primeira fase, deve adicionar mais 3,1 milhões de cana equivalente a capacidade total de produção da CerradinhoBio.