Sabe aquela sensação de conforto e bem-estar quando sentimos o cheiro de uma comida, da casa de um familiar ou de um local que nos foi muito presente e agradável na infância?
Segundo os especialistas, isso ocorre porque o centro de processamento de cheiros e as regiões que controlam emoções e memórias estão localizados em áreas próximas do cérebro. Um estudo da Universidade de Utrecht, na Holanda, revelou que o olfato é o sentido que mais desperta memórias emocionais e por isso, os cheiros desempenham papel primordial na memória humana. Já para o pesquisador Harold McGee, escritor do livro Nose Dive – A Field Guide to the World’s Smells (ainda sem edição em português), o ser humano tende a criar uma melhor relação com o entorno quando o interpreta por meio dos cheiros.
Pensando em criar uma memória olfativa e afetiva nos estudantes, o Colégio Marista Asa Norte, em Brasília, acaba de se tornar uma fragrância. O perfume tem família olfativa baseada em notas florais amadeiradas e cítricas, escolhidas para criar um sentimento de presença e cuidado que se alinham com o objetivo de proporcionar uma experiência sensorial única que traga à tona a essência humana e acolhedora da instituição.
“As memórias da vida escolar são importantes para o desenvolvimento da criança e fazem parte da construção da personalidade. Queremos deixar essa experiência ainda mais agradável com o cheirinho Marista”, conta Lorena Osmala, coordenadora comercial e de marketing da unidade.
Lorena explica a opção pela família olfativa: “escolhemos esse cheiro personalizado com o objetivo de transmitir sensações de acolhimento, admiração e calmaria aos nossos estudantes. A ideia é que o aroma reflita a identidade e a missão do Colégio”.
O marketing olfativo agrega força à estratégia da marca. O Colégio, que já tem forte vínculo emocional com estudantes, famílias e a comunidade, reforça essa experiência envolvente e memorável para além das estratégias tradicionais.
_______
LEITORES ESTRATÉGICOS
Participem do canal STG NEWS – o portal de notícias sobre estratégia, negócios e carreira da Região Centro-Oeste: https://x.gd/O20wi