• Goiás
  • Tocantins
  • Distrito Federal
  • Mato Grosso
  • Mato Grosso do Sul
  • Leitura Estratégica
STG News
  • Login
  • Home
  • Negócios
  • Artigos
  • Carreira
  • Colunistas
    • Todos
    • Alessandro Máximo de Sousa
    • Auditoria e Riscos
    • Bruno Curado
    • Carlos Bouhid
    • Cooperativas de Crédito
    • Flávio Palmerston
    • Leandro Resende
    • Marcelo Di Rezende
    • Marco Gonzaga
    • Marcondes B. Moraes
    • Renaldo Limiro
    • Rondinely Leal
    • Viviana Melo
    Coluna do Freitas: Caiu a máscara do mercado financeiro

    Coluna do Freitas: Caiu a máscara do mercado financeiro

    Coluna do Freitas: Era Trump II

    Coluna do Freitas: Era Trump II

    Coluna do Freitas: Fernanda Torres e o dia 8 de janeiro

    Coluna do Freitas: Fernanda Torres e o dia 8 de janeiro

    Coluna do Freitas: Em 2024, quem foi o vencedor: o mercado financeiro ou o governo Lula?

    Coluna do Freitas: Em 2024, quem foi o vencedor: o mercado financeiro ou o governo Lula?

    Zoroastro Artiaga e memória goiana

    Zoroastro Artiaga e memória goiana

    As recomendações da OCDE para o Brasil superar a perda no PIB prevista para 2020

    Coluna do Freitas: PIB do Brasil está crescendo a 4% ao ano

  • Entrevistas
  • Eventos
  • Fim de Semana
  • Podcast
  • Revista
  • Parceiros
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Negócios
  • Artigos
  • Carreira
  • Colunistas
    • Todos
    • Alessandro Máximo de Sousa
    • Auditoria e Riscos
    • Bruno Curado
    • Carlos Bouhid
    • Cooperativas de Crédito
    • Flávio Palmerston
    • Leandro Resende
    • Marcelo Di Rezende
    • Marco Gonzaga
    • Marcondes B. Moraes
    • Renaldo Limiro
    • Rondinely Leal
    • Viviana Melo
    Coluna do Freitas: Caiu a máscara do mercado financeiro

    Coluna do Freitas: Caiu a máscara do mercado financeiro

    Coluna do Freitas: Era Trump II

    Coluna do Freitas: Era Trump II

    Coluna do Freitas: Fernanda Torres e o dia 8 de janeiro

    Coluna do Freitas: Fernanda Torres e o dia 8 de janeiro

    Coluna do Freitas: Em 2024, quem foi o vencedor: o mercado financeiro ou o governo Lula?

    Coluna do Freitas: Em 2024, quem foi o vencedor: o mercado financeiro ou o governo Lula?

    Zoroastro Artiaga e memória goiana

    Zoroastro Artiaga e memória goiana

    As recomendações da OCDE para o Brasil superar a perda no PIB prevista para 2020

    Coluna do Freitas: PIB do Brasil está crescendo a 4% ao ano

  • Entrevistas
  • Eventos
  • Fim de Semana
  • Podcast
  • Revista
  • Parceiros
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
STG News
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Negócios

Cinco tendências que prometem transformar o varejo em 2025

CEO do market4u revela que o setor se prepara para um cenário de mudanças rápidas, impulsionado pela tecnologia e pela busca de experiência de compra personalizada

STG News Redação por STG News Redação
13 de novembro de 2024
em Negócios
0
Cinco tendências que prometem transformar o varejo em 2025

Freepik

0
Compartilhamentos
0
Visualizações
CompartilharCompartilharCompartilhar

À medida que o segmento varejista avança rumo a 2025, novas tecnologias e uma abordagem centrada no cliente redefinem o mercado. Em um ambiente cada vez mais digital e competitivo, as empresas estão apostando na inovação para oferecer conveniência e personalização. De acordo com a pesquisa Inteligência Artificial no Varejo, da Central do Varejo, realizada entre abril e junho deste ano, 47% dos varejistas já utilizam IA, enquanto 53% ainda não aderiram, mas dizem estar atentos às possibilidades de implantação.

Para o sócio fundador e CEO do market4u, Eduardo Córdova, maior rede de mercados autônomos da América Latina que opera 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem a necessidade de atendentes em condomínios comerciais e residenciais, o cenário é de constante adaptação. “Estamos vivendo uma revolução na forma como as pessoas interagem com o varejo. Quem não se adaptar, ficará para trás, afirma Córdova.

O CEO preparou cinco tendências desse mercado para ficar de olho, confira:

1. Expansão dos mercados autônomos: o segmento se consolida com força em 2025, oferecendo uma experiência de compra rápida e prática, sem a necessidade de atendentes. “O varejo autônomo é a resposta do ritmo acelerado da vida moderna, onde a agilidade é essencial, como o varejo sem atendimento humano e o pagamento realizado por aproximação, que se torna cada vez mais comum, já que oferece rapidez, em uma compra sem filas e aumenta a satisfação dos clientes”, observa.

2. Inteligência artificial para personalização: cada vez mais presente para entender e prever o comportamento do consumidor, criando experiências personalizadas e recomendando produtos com base no histórico de compras e preferências, a Inteligência Artificial traz facilidade para o cliente e também para os gestores das redes varejistas. No caso do market4u, por exemplo, existe um sistema exclusivo que, além de facilitar a gestão via aplicativo, traz inteligência para apoiar os franqueados na operação diária. “A IA é uma aliada estratégica, através dos dados, pois nos permite analisar padrões de consumo em tempo real e prever a demanda de produtos com base no histórico de compras e comportamento dos clientes. E para o cliente, ela torna a jornada de compra mais atrativa, com aviso sobre produtos em promoção, facilitando as compras do dia a dia”, diz Córdova.

3. Sustentabilidade e transparência: consumidores cada vez mais conscientes exigem práticas sustentáveis e transparência das marcas. “A sustentabilidade e a transparência se tornaram essenciais para o consumidor atual, que valoriza marcas comprometidas com o impacto ambiental e social. Entendo que é fundamental acompanhar essa demanda, pensando em soluções eficientes para o nosso negócio, buscando fornecedores alinhados com a nossa cultura e que façam parte de uma mudança positiva para o futuro do planeta”, comenta o executivo.

4. Retail Media: a autonomia do cliente na loja, assim como o uso do aplicativo para finalizar as compras, oferece um amplo espaço para retail media. “Sabemos quais os produtos preferidos dos nossos clientes e conseguimos oferecer promoções exclusivas, baseadas em seu perfil de consumo, além de apresentar opções de produtos compatíveis com seus gostos”, diz o CEO.

5. Uso de dados em tempo real: essa função permite que o varejista tome decisões rápidas e assertivas, reagindo imediatamente às mudanças de demanda e preferências do consumidor. O que possibilita ajustes de estoque, reposicionamento de produtos e personalização de ofertas, respondendo às mudanças de mercado com precisão. Para Córdova, com essa capacidade de resposta, o varejista não só aprimora a eficiência operacional como também fortalece a conexão com o cliente, que percebe a marca como alinhada às suas necessidades. “Os dados são extremamente valiosos, através deles conseguimos não só ajustar a rota, mas também entender quais serão os novos caminhos a serem percorridos no negócio”, afirma Córdova.

Com essas tendências, o setor varejista se adapta ao comportamento dinâmico do consumidor, buscando inovar e otimizar a experiência de compra. Para Córdova, “a flexibilidade e a capacidade de entender o cliente em tempo real são o novo padrão do varejo”, finaliza.

_______

LEITORES ESTRATÉGICOS
Participem do canal STG NEWS – o portal de notícias sobre estratégia, negócios e carreira da Região Centro-Oeste: https://x.gd/O20wi

Tags: Anápolis Empresasmarket4uTendênciasvarejo
Post Anterior

Produtividade no milho é destaque durante Encontro Técnico em Cuiabá

Próximo Post

Alta do dólar redefine estratégias empresariais no Brasil e impulsiona setores de luxo e exportação

Próximo Post
Alta do dólar redefine estratégias empresariais no Brasil e impulsiona setores de luxo e exportação

Alta do dólar redefine estratégias empresariais no Brasil e impulsiona setores de luxo e exportação

YELLOT-300x600
rizzo 300x600px
  • Redação
  • Publicidade
  • Código de Ética
  • Termos de Uso

Browse by Category

  • Alessandro Máximo de Sousa
  • Artigos
  • Auditoria e Riscos
  • Bruno Curado
  • Carlos Bouhid
  • Carreira
  • Colunistas
  • Cooperativas de Crédito
  • Direitos
  • Entrevistas
  • Eventos
  • Fim de Semana
  • Flávio Palmerston
  • Leandro Resende
  • Marcelo Di Rezende
  • Marco Gonzaga
  • Marcondes B. Moraes
  • Negócios
  • Podcast
  • Renaldo Limiro
  • Rondinely Leal
  • Sem categoria
  • Serviço
  • Vídeos
  • Viviana Melo
  • Goiás
  • Tocantins
  • Distrito Federal
  • Mato Grosso
  • Mato Grosso do Sul
  • Leitura Estratégica

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Negócios
  • Artigos
  • Carreira
  • Colunistas
  • Entrevistas
  • Eventos
  • Fim de Semana
  • Podcast
  • Revista
  • Parceiros

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Bem vindo!

insira as credenciais para acesso!

Esqueceu sua senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.ACEITARNÃOPolítica de privacidade