O município de Jussara (GO) será palco, entre os dias 12 e 14 de novembro, de mais uma edição do Claque Cultural, projeto realizado pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria da Retomada, e do Sesc Goiás. Com programação totalmente gratuita, o evento leva ao Parque de Exposições Agropecuárias de Jussara e a outros espaços da cidade apresentações de música, teatro, circo, dança, audiovisual, literatura, artes visuais e feira de artesanato, valorizando artistas locais e promovendo a circulação cultural no estado.
A abertura será no dia 12 de novembro, às 17h, com a Cia Malabariante, seguida por shows de artistas como Banda Sons da América, César Almeida e Brasil in Trio. Nos dias seguintes, o público poderá acompanhar performances musicais, poesia, dança, intervenções artísticas e a feira de arte e artesanato, que acontece nos dias 13 e 14, das 17h às 22h. As atividades também se estendem a locais como a Biblioteca Maria Curcina de Lima e escolas municipais.
“Goiás está vendo algo inédito no Brasil, que é a maior maratona cultural do país, com investimento de R$ 23 milhões do Governo de Goiás e Sesc, para fomentar a cultura e a classe artística do estado e levar essa formação cultural para a população do nosso estado. São apresentações de alto nível em teatros, escolas, praças; tudo de graça, para que o público possa prestigiar e criar esse gosto pela cultura”, pontua o secretário da Retomada, César Moura.
Para o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac Goiás e vice-presidente da CNC, Marcelo Baiocchi Carneiro, o Claque Cultural representa um compromisso institucional com a valorização da cultura e de seus profissionais. “A bem-sucedida parceria entre o Sesc e o Governo de Goiás, por intermédio da Secretaria da Retomada, tem como objetivo apoiar, fortalecer e valorizar artistas e todos os profissionais que atuam na cadeia produtiva dos setores de cultura, eventos e turismo”, destaca.
“O Claque Cultural reforça nosso compromisso em estar próximo das comunidades, promovendo acesso à cultura, formação de público e valorização de artistas locais. Investir em iniciativas como esta é fortalecer vínculos, respeitar as identidades de cada território e garantir que a arte esteja ao alcance de todos”, afirma o diretor regional do Sesc e Senac, Leopoldo Veiga Jardim.
Maior maratona cultural do Brasil
A 3ª edição do Claque Cultural percorrerá sete cidades de Goiás e seis municípios na Bahia. Em Goiânia, Jataí e Anápolis, o projeto já está em andamento e seguirá até março de 2026. Alto Paraíso recebeu o evento entre os dias 2 e 4 de outubro, com três dias de intensa imersão cultural, enquanto Morrinhos foi palco do Claque Cultural de 16 a 18 de outubro.
O próximo polo a receber o projeto será Caldas Novas, a partir de 28 de novembro, com programação que se estenderá até março de 2026. Na etapa de circulação nacional, o Claque Cultural chegará à Bahia, com atividades previstas entre dezembro de 2025 e março de 2026.
Serviço: Claque Cultural – Polo Jussara
Data: 12 a 14 de novembro
Local: Parque de Exposições Agropecuárias, Biblioteca Maria Curcina de Lima – Auditório Mathias Filho e escolas municipais
_________
LEITORES ESTRATÉGICOS
Participem do canal STG NEWS – o portal de notícias sobre estratégia, negócios e carreira da Região Centro-Oeste: https://x.gd/O20wi










