A Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) lançaram na última quarta-feira (30) a segunda edição do Programa Mulheres Globais, iniciativa voltada à internacionalização de empresas industriais lideradas por mulheres, com foco no comércio eletrônico. O lançamento ocorreu durante o E-Xport Meeting, evento da ApexBrasil integrado à programação do Fórum E-Commerce Brasil, em São Paulo.
O Mulheres Globais integra o Programa Mulheres e Negócios Internacionais (MNI) e tem o intuito de promover e fortalecer a presença feminina no comércio exterior por meio de consultorias individuais especializadas e capacitação. As participantes recebem apoio técnico para que possam desenvolver ou aprimorar seus planos de atuação no e-commerce internacional, ampliando o acesso a mercados estrangeiros e consequentemente sua competitividade.
“Apesar das mulheres terem cada vez mais protagonismo no cenário empresarial brasileiro e internacional, elas ainda enfrentam barreiras para exportar. O Mulheres Globais trabalha justamente para romper esses obstáculos, oferecendo apoio estratégico às empresas industriais lideradas por mulheres que desejam expandir suas fronteiras por meio do comércio eletrônico”, destaca a gerente de Promoção Comercial da CNI, Tatiana Farah.
Com 30 vagas e duas turmas para os ciclos de 2025 e 2026, a nova edição têm as inscrições abertas até 5 de setembro de 2025. As interessadas podem se inscrever pelo site da Apex Brasil. Podem participar empresas brasileiras exportadoras ou com potencial exportador, lideradas e/ou de propriedade de mulheres, com CNPJ ativo e regular. A CNI e as federações de indústria de todas as regiões participam e promovem a iniciativa.
O programa abrange curso de capacitação EAD, webinar coletivo e seis horas de consultorias individuais com especialistas em e-commerce internacional, além de etapas de avaliação e desenvolvimento de plano de ação personalizado. Empresas de setores como moda, cosméticos e alimentos e bebidas serão priorizadas. A seleção considerará critérios como participação prévia em programas de exportação, certificações ESG, diversidade na liderança e localização em regiões prioritárias como Norte, Nordeste e Distrito Federal. A consultoria é gratuita e realizada de forma virtual e uma das condições para certificação ao final do ciclo é a participação.
Sobre a Rede CIN
Coordenada nacionalmente pela CNI, a Rede Brasileira de Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN) promove a internacionalização das empresas brasileiras por meio de um conjunto de serviços customizados a suas necessidades.
Presente nas 26 federações de indústria dos estados e no Distrito Federal, ela conta com especialistas de comércio exterior que desenvolvem soluções encadeadas e complementares para os diversos níveis de maturidade das empresas brasileiras.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.
A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.
Serviço: Programa Mulheres Globais
Inscrições: 30/07 a 05/09
____________
LEITORES ESTRATÉGICOS
Participem do canal STG NEWS – o portal de notícias sobre estratégia, negócios e carreira da Região Centro-Oeste: https://x.gd/O20wi