Por Danilo Brito
Quando recebermos um feedback, uma crítica ou até mesmo uma sugestão, a forma como lidamos com isso influencia diretamente a nossa performance. Assim, quando nos fechamos ao ouvir algo negativo sobre nosso trabalho ou nossa gestão, perdemos a oportunidade de crescermos. Contudo, quando recebemos de forma positiva e nos adaptamos, significa que estamos abertos à evolução pessoal e profissional. E isso tem um nome. Se chama ter coachability.
Esse termo se refere a nada mais do que adaptar o comportamento a partir de um feedback, seja ele positivo, ao entendermos o que está sendo feito bem para continuarmos fazendo dessa maneira, ou seja um feedback negativo, onde podemos compreender como melhorar.
Assim, ter coachability faz com que você sempre busque o melhor de si, como pessoa e como profissional, tendo um desempenho cada vez melhor. Essa combinação de mentalidades e comportamentos que integram continuamente o feedback nos ajuda a impulsionar o crescimento e a mudança dentro de nós. Ou seja, a coachabilidade se aplica à nossa capacidade de aprender e crescer.
Para isso, é importante rever a recepção às críticas e feedbacks e trabalhar isso de forma que impacte positivamente nos resultados. Dessa forma, aqueles que adotam uma mentalidade treinável não apenas colhem os benefícios dos conselhos recebidos, bem como, são melhores em transformar todo feedback em desenvolvimento pessoal e profissional.
Com isso, quando adotamos a coachability, somos capazes de aprender com a multiplicidade de experiências cotidianas em nossas vidas pessoais e profissionais, seja por meio da autorreflexão ou do feedback de colegas, gerentes, mentores e clientes. E aí, você está preparado para adotar a coachability na sua vida e nos seus negócios?
Danilo Brito
CEO da Agência Quantico, Agência Digital, e Idealista da Startup Yuupe, ferramenta de Marketing