Ícone do site STG News

Coca-Cola Brasil anuncia apoio à reciclagem inclusiva no Distrito Federal

Olhos de Lince, projeto de reciclagem apoiado pela Coca-Cola do Brasil | Crédito: Olhos de Lince

A Associação Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis, ANCAT, apoiado pela Coca-Cola Brasil – por meio de sua iniciativa de fomento à economia circular –anuncia neste mês de junho o início do seu apoio ao projeto de fortalecimento e capacitação e comercialização da Central de Cooperativas de Trabalho de Materiais Recicláveis do Distrito Federal, CentCoop.

Composta atualmente por 27 cooperativas e associações, com o novo suporte, a CentCoop poderá ampliar em até 20% seu faturamento pelo aumento de volume e produtividade e ao comercializar diretamente reduzindo intermediários. Sabendo que para isso é necessário uma forte assistência técnica e apoio à gestão administrativa e financeira do mercado, a ANCAT iniciou a primeira a etapa do projeto, o diagnóstico, que visa entender os pontos fortes da instituição e onde terá que agir de forma mais estratégica e contribuir para esse crescimento.

Com o apoio e investimento viabilizados, além da consultoria financeira, a CentCoop também receberá equipamentos e maquinários e um aporte para capital de giro que ajudará no pagamento em dia da folha mensal, permitindo que o material coletado possa ser estocado ganhando em volume e sendo negociado a melhores preços para a indústria recicladora. Ou seja, o suporte da Coca-Cola Brasil neste programa contribuirá para que a Central de Cooperativas do DF possa impactar a vida de mais de mil famílias, beneficiando cerca de 4 mil pessoas.  Roberto Rocha, presidente da ANCAT, explica:

A ideia é melhorar o formato de negócio e criar uma economia circular coparticipativa com os catadores, porque eles são parte intrínseca e chave de toda a cadeia”.

A busca pelo protagonismo dos catadores de materiais recicláveis do DF é liderada por Aline Souza, diretora da Centcoop. Sobre esse fomento a cadeia local, Aline comenta: “O apoio da Coca-Cola Brasil representa o fortalecimento do modelo de negócio das Cooperativas por meio da viabilização econômica e da comercialização conjunta. Esse apoio promoverá a inclusão socioprodutiva dos catadores e catadoras na gestão dos resíduos”. A diretora da Centcoop comemora e ainda destaca que todo material reciclável será rastreado.  “É o resultado de uma operação de trabalho justo, cooperado, onde não há trabalho infantil e dentro dos marcos da economia solidária de cooperativismo”, finaliza Aline Souza.

Em 2023, a Coca-Cola Brasil está investindo mais de R$6,5 milhões em programas de apoio e fortalecimento da reciclagem inclusiva liderados pela ANCAT. A reciclabilidade e circularidade de suas embalagens é uma preocupação global da companhia há décadas, que tem a coleta e a reciclagem como um dos principais pilares de sua agenda de ESG.

Uma das frentes de atuação é aumentar e estimular a coleta de materiais recicláveis, especialmente das garrafas plásticas, e capacitar os catadores, os transformando em protagonistas na cadeia de reciclagem”, comenta Rodrigo Brito, Head de Sustentabilidade Brasil e Cone Sul da Coca-Cola América Latina.

Rodrigo Brito, Head de Sustentabilidade Brasil e Cone Sul da Coca-Cola América Latina | Crédito: Stella Ribeiro @fotografastella

A redução e gestão correta dos resíduos fazem parte do compromisso global da The Coca-Cola Company por uma nova economia circular, a visão de Mundo Sem Resíduos, por meio da qual a companhia se compromete a tornar 100% das embalagens recicláveis até 2025 e, até 2030, usar 50% de material reciclado nas embalagens, ter pelo menos 25% de bebidas vendidas em embalagens retornáveis e dar destinação adequada ao equivalente a cada embalagem que coloca no mercado.

Conheça outras iniciativas apoiadas pela Coca-Cola Brasil

Reciclar pelo Brasil: Nascida em 2017, a iniciativa é uma parceria entre Coca-Cola Brasil, outras empresas da indústria de alimentos e bebidas e ANCAT. É o maior programa privado de apoio à reciclagem inclusiva do país no que se refere à formalização do trabalho de catadores de resíduos, garantindo condições dignas de trabalho. Atualmente, congrega 18 grandes companhias e apoia diretamente 233 cooperativas e associações de catadores em 161 cidades de 26 estados. Recentemente, atingiu o marco de 550 mil toneladas de materiais recicláveis, gerando mais de R$ 344 milhões convertidos em renda para os catadores.

SustentaPET: Uma parceria com a engarrafadora Coca-Cola Femsa, a SustentaPET é uma central de coleta de PET pós-consumo. Atualmente, são quatro unidades em operação – duas em SP, uma no RS e uma em MG. Desde 2019, a SustentaPET já reciclou mais de 3 bilhões de garrafas e 95 mil toneladas de PET. É a primeira vez no Brasil que uma indústria de larga escala passa a comprar diretamente PET pós-consumo de cooperativas e catadores, redesenhando a cadeia de logística reversa.

Recicla Solar: Realizado junto à engarrafadora Solar, é uma parceria com centrais de coleta, organizações de catadores e agregadores de PET pós-consumo com atuação em Pernambuco, Ceará e Bahia. desde que iniciou sua operação em julho de 2021 o programa já coletou e reciclou mais de 12.500 toneladas de PET – o equivalente a 250 milhões de garrafas.

Sobre a Coca-Cola Brasil – O Sistema Coca-Cola Brasil atua em cinco grupos de bebidas — colas, sabores, hidratação, nutrição e emergentes — com uma linha de 260 produtos, entre sabores regulares e versões sem açúcar ou de baixa caloria. Composto por nove grupos de fabricantes franqueados, o Instituto Coca-Cola Brasil, mais Verde Campo e a parceria com Leão Alimentos e Bebidas, o Sistema emprega diretamente 56,6 mil funcionários. A empresa aposta em inovação para ampliar seu portfólio e atingir o objetivo de destinar corretamente o equivalente a 100% de suas embalagens até 2030. A Coca-Cola Brasil trabalha para oferecer cada vez mais opções com menos açúcar adicionado e no incentivo a iniciativas que melhorem o desenvolvimento econômico e social das comunidades onde atua.

Sair da versão mobile