O debate econômico não deixa a mesa de discussão das empresas, famílias e amigos no fim de semana. Para ampliar a análise sobre o tema, o economista e colunista do portal STG News e da revista Leitura Estratégica Marcos Freitas lança, hoje, 13, nas plataformas digitais, o livro “Economia Brasileira 1930 a 2030: Cem Anos de História Econômica”. A obra pode ser adquirida aqui.
Freitas faz uma análise crítica do crescimento econômico brasileiro por meio de uma perspectiva histórica ampliada (1930-2030), contrastando duas visões sobre o desenvolvimento: a liberal e a desenvolvimentista defendida pelo autor. “A análise demonstra que o Brasil experimentou seu período de maior crescimento sustentado (1930-1980) sob políticas desenvolvimentistas, com taxas médias de 4,9% a 5,7% ao ano por cinco décadas. A virada neoliberal global dos anos 1980, liderada por Reagan e Thatcher, coincidiu com a ‘década perdida’ brasileira (1980-1994), marcada por hiperinflação e estagnação econômica. Após o Plano Real (1994), os dados mostram que os governos que adotaram políticas desenvolvimentistas (Lula 1, 2 e 3) apresentaram crescimento significativamente superior aos de orientação liberal (FHC, Temer, Bolsonaro).”
O livro inclui uma análise detalhada da financeirização da economia brasileira, demonstrando que o problema fiscal não está no gasto primário, mas nos juros estratosféricos que drenam recursos públicos. Conclui que um possível governo Lula 4 (2027-2030) pode consolidar o “voo de gavião” se combinar políticas de estímulo à demanda com reformas estruturais que melhorem a produtividade e a sustentabilidade fiscal.
“Sou economista por formação e gestor de empresa por profissão. No meu dia a dia, uso muito do que eu aprendi na minha experiência de economia. Formei-me na PUC (SP), em 1988, ainda na transição entre ditadura e democracia. Muito cedo me interessei por política e muito cedo iniciei minhas atividades políticas de esquerda. Fui bancário e metalúrgico no início da carreira. Sempre gostei de escrever, apesar de reconhecer que não sou um exímio escritor, tenho ideias e boa vontade, sempre voltado para a economia e política. Na eleição presidencial de 2018, na vitória de Jair Bolsonaro, prometi que escreveria um artigo por mês, totalizando 48 durante o mandato. Consegui.”
O executivo prossegue: “Durante o governo Bolsonaro e agora, no governo Lula, tenho escrito com frequência, de uma vez por mês, no início, para quase um artigo por semana, nos últimos 18 meses. Acredito que já foram uma centena de artigos sobre política, economia e sociologia. Isso só foi possível graças ao grande amigo e editor Leandro Resende, do portal STG News e da revista Leitura Estratégica, ambos publicados no Centro-Oeste, talvez seja, a melhor revista de negócios e empreendedorismo da região”, reforça o autor.
“Cem Anos de História Econômica é um livro de análise econômica e de projeção da economia do próximo governo, a ser eleito em 2026”, arremata.
_________
LEITORES ESTRATÉGICOS
Participem do canal STG NEWS – o portal de notícias sobre estratégia, negócios e carreira da Região Centro-Oeste: https://x.gd/O20wi
