Brasília Empresas (DF) – Mesmo durante a crise econômica que se deu devido à pandemia causada pela covid-19, o setor de franquias se mostrou ágil e de rápida recuperação. Segundo a Associação Brasileira de Franchising, o segmento fechou o ano de 2021 com o faturamento de R$ 185.068 bilhões, um crescimento de 10,7% ao comparado com o ano anterior.
Dentre todos os segmentos presentes no setor, o de Alimentação segue em constante crescimento. Se comparado ao ano de 2020, o faturamento do segmento foi de 8,3%, já em número de unidades foi 7,2%, que segundo a entidade, se deu pela retomada do convívio social e do papel significativo do delivery.
Criada em 2016 pelo empresário Rafael Naves, a Duckbill, maior rede de cafeterias do país comprova esse crescimento, viu o consumo de café aumentar em suas unidades, são mais de 33 mil bebidas comercializadas mensalmente. Além das bebidas, a marca que também é especialista em cookies, comercializou mais de 130 mil unidades no último mês.
Só em 2021, a rede comercializou 110 unidades e atingiu o faturamento de R$ 42 milhões de reais. Para Rafael, esses números se dão pela rápida adaptação da rede durante as mudanças na forma de consumir.
“Nós desenvolvemos o atendimento via delivery e drive-thru, fizemos lançamentos em conjunto com outras grandes marcas do mercado que foram sucesso de vendas, como Oreo e Ovomaltine. Além disso, inauguramos mais de 60 novas lojas e fortalecemos ainda mais a marca no mercado através da nossa Maratona de Prêmios”, pontua.
Já em 2022 a rede começou o ano com 150 unidades em funcionamento e com a expectativa comercializar pelo menos 80 novas lojas e faturar em média R$100 milhões, além de manter o catálogo de produtos atualizados e focar na criação de itens colecionáveis e exclusivos para os consumidores da loja.
Sobre a Duckbill Cookies & Coffee – O empresário Rafael Naves em 2016 criou a empresa atuante no segmento de cookies e cafés especiais e dois anos depois (2018) uniu-se ao Grupo 10x no franchising. Atualmente possuiu diversas lojas espalhadas pelo Brasil e diferenciais como alimentos sem conservantes e aromatizantes artificiais e produtos que unem sabor e qualidade. Inspirado em modelos de negócio de sucesso de Nova Iorque como a Levain Bakery, não poupou esforços até encontrar a receita de cookie perfeita, com isso, foram testados 42 tipos de receitas até que chegou na que hoje é o carro chefe da rede.