Entorno Empresas – A usina São Simão, localizada no município goiano homônimo, teve a sua autorização de funcionamento revogada pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). A decisão foi publicada em despacho no Diário Oficial da União (DOU) da última sexta-feira, 19.
No processo administrativo, detalhado no sistema eletrônico de informações (SEI) da agência, a ANP declarou que o parque industrial foi atribuído a terceiros durante o processo de recuperação judicial da empresa, homologado em 2017. Desta forma, a autorização de funcionamento poderia ser revogada.
Com isso, em teoria, a agência chegou a ter duas unidades autorizadas a operar no mesmo endereço por pouco mais de dois meses. Afinal, a Aguapeí Agroenergia recebeu o aval da ANP em 10 de junho, com publicação de portaria no DOU em 13 de junho.
A unidade foi adquirida pela Aguapeí Agroenergia em abril de 2020 e, atualmente, está ativa. Conforme a autorização da ANP, o parque industrial tem capacidade para produção diária de 400 mil litros de etanol hidratado, mantendo o volume permitido anteriormente.
Em relação ao processo de recuperação judicial do grupo Goianésia, que controlava a São Simão, o juízo da 2ª Vara Cível e Ambiental do município de Goianésia (GO) declarou que o plano foi cumprido “em seus exatos termos”, encerrando o processo. A companhia ainda conta com uma unidade na mesma cidade, que está autorizada pela ANP a fabricar até 130 mil litros de etanol anidro e 200 mil litros de hidratado por dia.