Palmas Empresas (TO) – Durante a quarentena, as famílias têm investido em brinquedos e jogos para passar o tempo. O principal objetivo é entreter as crianças, embora os adultos também tenham aproveitado.
Segundo pesquisa nacional realizada pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, em parceria com uma empresa privada, a venda desses produtos registrou aumento de mais de 434,7% nos últimos meses.
Esse aumento foi perceptível na capital tocantinense. Em Palmas, os lojistas se surpreenderam com a procura. Quando se fala em brinquedos, as bonecas e os carrinhos são os mais populares. Entretanto, o que aumentou o faturamento das lojas foram os jogos e brincadeiras que mais agradam os adultos. Jogos de tabuleiros e quebra-cabeças venderam quatro vezes mais em uma loja da capital, só de março até agora.
“Pegou todo mundo despreparado, desprevenido. Por exemplo, quebra-cabeças era uma coisa que sempre vendeu, mas vende pouco. Então você faz uma reposição, mais ou menos, de três vezes por ano. Em tempos de pandemia, nesses seis meses, a gente já repôs mais ou menos umas 10 vezes”, disse a gerente da loja Bianca Pereira.
Aqueles que podem ser aproveitados em família ou os que tem viés educativo são os mais procurados. Em outra loja de Palmas, que também trabalha com artigos para festas, os brinquedos não representavam nem 30% do faturamento antes da pandemia. Agora correspondem a 75% das vendas.
“Como não está podendo ter festas, o brinquedo tomou a posição de liderança de venda e com isso fez com que a gente conseguisse se manter”, afirmou o gerente da loja, Wekisilei Lima.
De acordo com a servidora pública Deborah Dias, foi preciso usar a imaginação e diversificar a brincadeira das crianças que estão dentro de casa há mais de cinco meses. A família inclusive investiu em novas opções de brinquedos para os pequenos.
“Comprei alguns, comprei jogo da memória, alguns de encaixe, mas a gente fez alguns também. E a gente usa a técnica de revezamento”, contou.