Ícone do site STG News

Com sociedade do goiano autor do hit “Dona Maria”, Folks Pub chega a Goiânia

Cantor Thiago Brava, autor do hit “Dona Maria” (Divulgação)

Goiânia Empresas (GO) – Primeira rede brasileira de franquias de baladas voltadas aos fãs de música sertaneja, a Folks Pub inaugura nesta quarta-feira (30/3), na Alameda Dom Emanuel Gomes, 344, quadra 235, lote 19, sua primeira unidade em Goiânia, cidade recentemente oficializada como a “Capital Nacional da Música Sertaneja”. O cantor Thiago Brava, autor do hit “Dona Maria”, é um dos sócios da Folks Pub.

“Goiânia é o município que mais gera receitas, empregos diretos e indiretos e retorno financeiro por meio da música sertaneja”, diz o vereador William Veloso, autor do projeto de lei aprovado na Câmara Municipal que deu à cidade o título de capital sertaneja, em 16 de fevereiro.

“Além dos eventos, a noite goianiense concentra inúmeras baladas, bares com shows ao vivo, em estabelecimentos espaçosos e modernos. A música sertaneja movimenta a economia da cidade em diferentes setores.”

No aspecto econômico, Goiânia vem conquistando espaço no cenário nacional. A cidade detém o 10º maior PIB entre os municípios do Brasil, com 1% de participação no PIB do País. No Índice de Cidades Empreendedoras (ICE), publicado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e pela Endeavor em 16 de março, a capital goiana figura no topo do ranking no item cultura empreendedora.

Investimento de R$ 1,2 milhão

Sócio de Thiago Brava na unidade de Goiânia, o administrador Diego Oliveira já tem outros negócios em parceria com o cantor e decidiu apostar na Folks por entender que o modelo de negócio “é a cara” da capital goiana. A ideia é replicar o sucesso do pub em outras regiões do entorno. Brava e Oliveira investiram R$ 1,2 milhão na unidade. 

A meta da Folks Pub é abrir mais 18 unidades até o final do ano e, em até cinco anos, alcançar 1000 franquias, que vão gerar 13 mil empregos. As principais praças-alvo para a expansão são  Curitiba, Joinville, Ribeirão Preto, São José dos Campos e Ponta Grossa. A cada inauguração, além de gerar cerca de 50 empregos diretos – são 12 a 15 pessoas fixas, além de 20 a 30 colaboradores freelancers –, cada unidade injeta em torno de R$ 600 mil a R$ 1 milhão na economia local.

Empresário e influenciador digital

Nascido em Goiânia, em 14 de junho de 1986, Thiago de Morais Ramos – nome de batismo – é autor do hit “Dona Maria”. Nas redes sociais, o cantor é um relevante influenciador digital, com 2,3 milhões de seguidores no Instagram, 2,1 milhões no YouTube, 2,6 milhões de fãs no Facebook e 156 mil no Twitter.

O ingresso de Thiago Brava no quadro de sócios da Franqueadora Folks Pub segue uma trilha adotada recentemente por outras marcas, que passaram a contar com celebridades atuando não apenas como garotos-propaganda, mas envolvendo-se na criação de estratégias e na gestão das marcas. O caso de maior destaque foi o da cantora Anitta, que chegou ao conselho de administração do Nubank.

Mas não é o único. Outras famosas que conquistaram postos corporativos foram as atrizes Marina Ruy Barbosa (codiretora de coleções de joias da Vivara) e Taís Arújo (embaixadora do BV, ex-Banco Votorantim), a cantora Iza (diretora criativa da marca de calçados esportivos Olympikus) e a ex-BBB Manu Gavassi (chefe de conteúdo da Tanqueray).

Gênero musical movimenta bilhões

Os pubs sertanejos são a grande tendência do segmento de entretenimento no País. Embora seja difícil calcular com exatidão, especialistas estimam que a música sertaneja movimente anualmente dezenas de bilhões de reais, incluindo bilheterias de shows, cachês de artistas e patrocínios de eventos. Só na parte de shows, estima-se que o total seja de R$ 4 bilhões. Já os rodeios movimentam outros R$ 6 bilhões.

O gênero musical é, disparado, o mais ouvido no Brasil, conforme a terceira edição do relatório “O que o Brasil Ouve”, produzido pelo Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad). Segundo o levantamento, entre 2011 e 2020 foram distribuídos mais de R$ 8,2 bilhões em direitos autorais para 470 mil compositores, artistas e demais titulares, a imensa maioria deles ligados ao gênero sertanejo.

Outro levantamento, da Crowley, apontou que das 50 músicas mais tocadas em todo o país, 33 vêm do sertanejo. E a pandemia fez o estilo atingir recordes: sete das lives mais assistidas em todo o mundo são dele.

Ambiente rústico une elegância e animação

Fundada em junho de 2014, na cidade de Londrina (PR), um dos berços do chamado sertanejo universitário, a Folks Pub conta hoje com unidades em Londrina, Sorocaba, Campinas, São Paulo e Foz do Iguaçu. Os fundadores são três jovens empreendedores, que planejavam desenvolver uma experiência única e divertida para os fãs do gênero sertanejo.

A proposta é unir a elegância das public houses britânicas com a energia das baladas brasileiras. O modelo baseia-se em casas pequenas e intimistas, que recebem como atrações cantores promissores, em início de carreira. Em um ambiente rústico, com uma atmosfera animada e muita música sertaneja, oferece um cardápio de cervejas, drinques personalizados e petiscos.

O interior, decorado com referência aos clássicos filmes de velho oeste e os móveis e objetos em madeira alinhados ao palco próximo ao público, formam o clima acolhedor e intimista. Os drinks personalizados, a música ao vivo e o ambiente propício a interações sociais, atraem adultos, jovens e universitários que buscam se divertir com os amigos ao som de um dos ritmos mais populares no Brasil.

Franquia oferece dois modelos de negócios

A expansão por meio do franchising se iniciou cerca de um ano antes da pandemia, mas acabou protelada exatamente em razão da crise sanitária e da necessidade de afastamento social. Mesmo assim, duas franquias foram vendidas no período, mas acabaram não abrindo por conta das restrições sanitárias. A primeira delas, em Foz do Iguaçu, foi inaugurada recentemente.

“Estamos retomando a expansão e muito animados com as perspectivas”, afirma Pedro Luiz Elero Júnior, sócio e diretor de operações da marca. “Acreditamos que exista uma demanda represada depois do período de isolamento causado pela covid.”

Segundo ele, o perfil dos franqueados é formado por jovens entre 30 e 40 anos, que de alguma forma atuam ou estão inseridos no mercado de entretenimento – os primeiros franqueados eram frequentadores do pub –, pessoas com perfil comercial, administrativo e operacional. O ideal, explica, é que o franqueado tenha alguma dessas características e contrate alguém para complementá-lo na execução das outras funções.

A franquia oferece dois modelos de negócios: o Premium, para cidades acima de 300 mil habitantes, com investimento aproximado de até R$ 1,02 milhão; e o Container, para cidades de 150 a 300 mil habitantes, com custo a partir de R$ 530 mil. No caso deste último, a vantagem é que o franqueado pode mudar de ponto sem perder o investimento na adequação do imóvel.

Saiba mais

Folks Container

Projeto itinerante em container para cidades de 150 a 300 mil habitante

Taxa de franquia: R$ 70 mil

Investimento mínimo: R$ 530mil

Investimento máximo: R$ 790 mil

Royalties: 7%

Fundo de propaganda: 2%

Lucratividade: 15% a 30%

Payback: 16 a 22 meses

Folks Pub Premium

Projeto para cidades acima de 300 mil habitantes

Taxa de franquia: R$ 70 mil

Investimento mínimo: R$ 600 mil

Investimento máximo: R$ 1,02 milhão

Royalties: 7%

Fundo de propaganda: 2%

Lucratividade: 10% a 30%

Payback: 14 a 28 meses

Sair da versão mobile