Ícone do site STG News

Como fazer uma boa gestão de fluxo de caixa?

(Foto: Marcelo Casal Jr/Agência Brasil)

Uma boa gestão financeira tem como base o fluxo de caixa, um dos indicadores mais importantes para acompanhar as entradas e saídas de dinheiro, planejar investimentos, reduzir custos e tomar decisões mais estratégicas. 

É uma tarefa que exige muita atenção e que deve ser feita de forma contínua, mas que pode ser automatizada para que se evite erros na contabilização de dados e haja a possibilidade de prever crises. Segundo Emerson Castro, diretor de Negócios da Sempre Tecnologia, atualmente existem ferramentas para facilitar esse processo.

“O fluxo de caixa deve ser monitorado com disciplina e comprometimento. Na Sempre, nós temos um sistema de gestão voltado para distribuidores, com o objetivo de realizar exatamente essa função”, explica.

No entanto, muitas pessoas ainda encontram dificuldades na hora de gerenciá-lo. Portanto, confira três dicas para ajudar a fazer uma boa gestão:

1. Registre todas as movimentações financeiras

A organização é essencial. Para que o fluxo de caixa seja preciso, todas as movimentações financeiras devem ser registradas e acompanhadas. Um software de gestão financeira, por exemplo, facilita esse processo e mantém atualizados os dados de recebimento de vendas, pagamento de fornecedores, impostos e outras despesas.

2. Projete e analise fluxos futuros

Para identificar e evitar possíveis problemas de caixa antecipadamente, é preciso fazer uma projeção de receitas e despesas dos meses seguintes. Assim, pode-se verificar se o caixa será suficiente para arcar com os custos e tomar medidas necessárias para evitar problemas.

3. Controle as despesas

Além de reduzir gastos desnecessários, é essencial manter um controle rígido sobre as despesas fixas e variáveis. Uma reserva de emergência também pode ser de grande ajuda para lidar com imprevistos, como queda de vendas ou aumento de custos de fornecedores.

De acordo com o empresário, é interessante investir em ferramentas que tenham disponíveis módulos integrados de faturamento. A exemplo do SempreDistribuidor, um sistema que possibilita controle de estoque, financeiro completo, entregas e diversos outros instrumentos.

Por isso, vale a pena sempre buscar tecnologias que possam auxiliar no processo de gestão financeira, de modo a economizar tempo e dinheiro.

Sobre a Sempre Tecnologia – Fundada em 2011, a Sempre Tecnologia é referência na implantação e suporte de sistemas para micro, pequenas e médias empresas. Credenciada pelo governo federal, a empresa emite certificado digital padrão ICP Brasil, com atendimento diferenciado e suporte técnico especializado. Com matriz no SIA, em Brasília, e 28 filiais no DF, GO e TO, a companhia também atua com parceiros em certificado digital em todo o território nacional. Os serviços prestados são voltados para distribuidores, atacadistas, pequenos varejos, além de prestadores de serviços, empresas que cobram mensalidades e MEI’s.

Sair da versão mobile