Ícone do site STG News

Compliance é tema de livro com coautoria da advogada goiana Anna Bastos

Freepik

Especialista em livros de coautoria, reunindo profissionais bem-sucedidas em suas áreas, a Editora Leader implementa seu portfólio com o lançamento de “Mulheres Compliance na Prática – Poder de uma história Volume 1”. A obra integra a Série Mulheres, idealizada pela CEO Andréia Roma, que tem o objetivo de registrar as trajetórias muito interessantes dessas personagens reais que têm contribuído com o desenvolvimento do país em todas as áreas.  A advogada goiana Anna Bastos é uma das coautoras.

A palavra Compliance é derivada do verbo inglês “to comply“, que significa, em suma, estar em conformidade com relação às regras aplicáveis, incluindo leis, normas técnicas e políticas internas da própria corporação.

Neste primeiro volume de “Mulheres Compliance na Prática”, as coautoras convidadas relatam a origem do Compliance em suas carreiras, passando por suas trajetórias pessoais, e como equilibram vida particular e profissional. A mescla desses dois aspectos torna o conteúdo muito atrativo, pois cada uma descreve situações que, além de esclarecedoras a respeito do assunto principal da obra, trazem o olhar feminino que faz a diferença e é muito inspirador. Como se tornar um profissional da área? Qual a formação exigida? Como fazer um programa de Compliance sair do papel? As respostas a estas e muitas outras perguntas estão nas páginas do livro.

Estão reunidas na obra profissionais especialistas de vários segmentos, mulheres que se dispuseram a contar suas histórias, suas trajetórias de sucesso, os desafios e aprendizados. “Mulheres Compliance na Prática – Volume I” traz, por exemplo, advogadas, administradoras, empreendedoras, com uma característica em comum: o lifelong learning, ou seja, estão sempre se atualizando, adquirindo conhecimento, aperfeiçoando sua atuação, porque Compliance é um tema bastante delicado que foi abordado por todas as coautoras de forma esclarecedora, sob todos os vieses possíveis, e se encaixa nas discussões atuais que envolvem o ESG, diversidade, equidade, inclusão, entre outros assuntos.  

Neste livro se demonstra o maior objetivo de um programa de Compliance, que é prevenir possíveis desvios de conduta que possam resultar em conflitos judiciais, demissões, práticas abusivas, entre outros. Também se destaca a importância de buscar a ética empresarial, de implantar as boas práticas corporativas, o que reflete, posteriormente, na imagem e desenvolvimento da organização, de forma positiva. E chamam atenção para o fato de que programas de Compliance não eliminam completamente os riscos de ocorrer um ilícito, mas reduzem a possibilidade de que aconteça.

Origem do Compliance

O Compliance tem seus primórdios no início do século XX, segundo vários autores, na Conferência de Haia, em 1907, e posteriormente em 1975 com o Comitê da Basiléia, que visava proteger o sistema financeiro internacional. Mais recentemente, tornou-se imprescindível sua adoção em empresas que queiram manter-se no mercado e, mais do que isso, crescerem no mercado.

Sobre a Editora Leader

Fundada por Andréia Roma, atualmente Diretora de Projetos e CEO, tem o propósito primordial de inovar o mercado editorial. Com centenas de obras publicadas em menos de uma década, tornou-se a única editora comportamental voltada ao desenvolvimento humano no Brasil. Ao primar por livros de linguagem clara e objetiva, faz da leitura algo relevante, de forma que os leitores possam obter um salto de desenvolvimento através dos ensinamentos práticos e teóricos que uma obra pode oferecer.

A Editora Leader se consolida graças ao foco em ser a editora que mais favorece a publicação de novos escritores, sendo reconhecida também como referência na elaboração de projetos Educacionais e Corporativos. A Editora realizou o sonho de numerosos escritores de todo o Brasil, dando todo o suporte para a publicação de suas obras. Porém, não se limita às fronteiras brasileiras e por isso também conta com autores em Portugal, Canadá, Estados Unidos e divulga seus livros em mais de 60 países.

A Leader publica todos os gêneros literários, que inclui os temas acadêmicos, de arte, empreendedorismo, autoajuda, biografias, carreira, Hipnose, Psicologia Positiva, Direito, entre outras. Mas a Editora vislumbrou novas oportunidades no mercado editorial e lançou produtos pioneiros como os e-books, Cursos em Livro, Jogos, e, devido à produção de livros de um mesmo assunto, o que agregou mais valor ao conteúdo, se especializou em coletâneas e coleções: Série Mulheres, Eneagrama, Psicologia Positiva, Constelação Sistêmica, Liderança, Mentoring & Coaching, Segredos do Sucesso, Empreendedoras de Alta Performance Nacional – projeto que reúne mulheres de negócios em livros de cada estado brasileiro -, entre outras.

Seus livros de coautoria se tornaram referência no meio editorial, pela riqueza de conteúdo que uma obra com esse formato oferece. Cada coautor traz um tema específico e se aprofunda nele, proporcionando ao leitor conhecimento e inspiração para sua vida profissional, mas também pessoal.

Sair da versão mobile