Programa Computadores para Inclusão, coordenado pelo Ministério das Comunicações, chegou à marca de 4.910 equipamentos doados a Goiás desde sua criação em 2010. As entregas foram realizadas em 391 pontos de inclusão digital no estado, principalmente em escolas públicas, ampliando o acesso à tecnologia e às oportunidades educacionais.
Além das doações de equipamentos, o programa promoveu 2.376 formações em Goiás por meio dos Centros de Recondicionamento de Computadores, oferecendo cursos de informática e manutenção de computadores e celulares que qualificam jovens para o mercado de trabalho. Em âmbito nacional, a iniciativa já distribuiu 70 mil computadores para escolas públicas, associações e projetos de capacitação, transformando a vida de mais de 700 mil pessoas por meio do letramento digital e da qualificação profissional.
A base do programa é a economia circular. Equipamentos obsoletos de órgãos públicos são recondicionados nos Centros de Recondicionamento de Computadores, ganham nova vida e são destinados a escolas públicas, associações, centros socioeducativos, penitenciárias, comunidades indígenas e quilombolas, além de áreas rurais e remotas. Os próprios alunos dos cursos de capacitação realizam a recuperação das máquinas, adquirindo uma profissão e abrindo portas para o mercado de trabalho.
