Ícone do site STG News

Congresso de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) contará com feirão de empregos

Crédito da imagem: Freepik

A Educação Profissional e Tecnológica (EPT) tornou-se a aposta para este século e para o futuro. Ela proporciona aos estudantes a aquisição de competências profissionais para inserção rápida no mundo do trabalho, aliando o ensino e a prática. Para o setor produtivo, o meio de preencher lacunas de mão de obra e carências de recursos humanos habilitados para novas e constantes demandas. Atualmente, é um dos assuntos de destaque no meio educacional, e fundamental para o desenvolvimento socioeconômico do país.

É nessa perspectiva que o primeiro evento acerca da Educação Profissional e Tecnológica no Estado de Goiás, vai reunir, de 08 a 10 de novembro, no Centro de Cultura e Eventos Prof. Ricardo Freua Bufáiçal, Campus Samambaia/UFG, os atores do ecossistema da educação profissional (professores, pesquisadores, instituições públicas e privadas ofertantes da EPT, estudantes etc), a fim de fortalecer essa modalidade educacional e outras políticas, como as relacionadas à geração de emprego e renda, cobertura educacional à população de maior vulnerabilidade social, desenvolvimento regional e mobilidade social.

Sob a temática “Educação Profissional e Tecnológica como caminho para a inovação social e transformação social”, o congresso é promovido pelo Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT-UFG) e instituições parceiras, além da Secretaria de Estado, Ciência e Tecnologia (Secti). Com inscrição gratuita, o congresso vai promover a exposição de trabalhos, vai ter um feirão de empregos, com possibilidade de contratação imediata de mão de obra qualificada para os empresários, o que significa colocação ou recolocação de trabalho para muitos profissionais. Além disso, o evento vai premiar estudantes que tiveram suas realidades sociais e profissionais mudadas positivamente, seja para o campo formal de trabalho, seja para o empreendedorismo.

No decorrer do congresso serão debatidos, entre outros temas, questões como os desafios e oportunidades na EPT, educação e mercado de trabalho, profissões do futuro, principais avanços tecnológicos e suas aplicações, tendências em inteligência artificial aplicada à educação, diversidade e inclusão no contexto da EPT, e empregabilidade.

Na programação constam palestras, mesas-redondas, hackatons, vagas de empregos, consultorias, cursos gratuitos, mostra tecnológica e apresentação de trabalhos. Mais de 100 artigos foram submetidos e aprovados para o congresso. No Hackathon (maratona de programação que discute novas ideias e desenvolve projetos de software ou hardware), iniciativas de soluções tecnológicas de estudantes serão premiadas pela criatividade.

De acordo com a diretora de Desenvolvimento e Avaliação do CETT-UFG, Aletheia Cruz, a ideia é estimular a socialização do conhecimento como objeto de transformação social, de forma vinculada ao futuro e à conexão com a educação profissional e tecnológica. “O Centro é gestor de uma rede focada no ensino profissional e tecnológico no estado, composta por 06 unidades das Escolas do Futuro e 17 Colégios Tecnológicos, que nos últimos dois anos matriculou mais de 200 mil alunos, por isso, o pensamento em realizar este encontro”.

O 1º Congresso de Educação Profissional e Tecnológica do Estado de Goiás será uma oportunidade especialmente relevante para se analisar a legislação em vigor (Lei nº 14.645/2023), aprovada, neste segundo semestre, pelo governo federal.

SERVIÇO:
1º Congresso de Educação Profissional e Tecnológica do Estado de Goiás

Inscrições (gratuitas): até 01/11 no efg.org.br
Data: 08 a 10 de novembro/2023 (de quarta a sexta-feira)
Local: Centro de Cultura e Eventos Prof. Ricardo Freua Bufáiçal, Campus Samambaia/UFG
Realização: CETT-UFG
Parceiros: Funape, Escola do Futuro, Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secti), Assespro, Gyntec, Senac e Senai

Sair da versão mobile