Ícone do site STG News

Contratar técnicos é desafio para 81% das empresas

Formação técnica no Grau Educacional (Crédito: Acervo/ Grau Educacional)

Uma pesquisa da ManpowerGroup revelou que 81% das empresas no Brasil enfrentam dificuldades para preencher vagas de nível técnico devido à falta de profissionais preparados. O cenário acende um alerta sobre a necessidade de investir na formação técnica, considerada uma das principais respostas ao apagão de mão de obra que ameaça a competitividade nacional.

O ensino técnico desempenha papel estratégico na economia, fornecendo profissionais altamente capacitados, que fortalecem a indústria, estimulam a inovação e ampliam a geração de empregos. É o que confirma o estudo “Potenciais efeitos macroeconômicos com a expansão da oferta pública de ensino médio técnico no Brasil”, realizado pelo Itaú Educação e Trabalho.

De acordo com a pesquisa, caso o Brasil aumentasse a oferta dessa modalidade de ensino, o Produto Interno Bruto (PIB) nacional poderia subir 2%, além de contribuir para a redução da desigualdade social. “Investimentos na expansão da oferta de ensino médio técnico resultam em benefícios para toda a sociedade, com impactos positivos em produtividade, renda e bem-estar”, aponta um dos trechos do estudo.

Data especial

A partir de uma lei sancionada em 2009, 23 de setembro é o Dia Nacional dos Profissionais de Nível Técnico. A escolha data é uma referência à assinatura do decreto de criação de 19 escolas de Aprendizes Artífices, pelo então presidente Nilo Peçanha, em 23 de setembro de 1909.

Em linhas gerais, um curso técnico é uma formação profissional que dura em torno de dois anos e alia o conhecimento teórico e o prático, possibilitando uma entrada mais rápida no mercado de trabalho. O Ministério da Educação (MEC) classifica esses cursos com base no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT) e separa-os em 13 eixos tecnológicos:

Saiba mais aqui.

Grau Técnico: ampliando oportunidades

O Grau Técnico, maior rede de ensino técnico particular do Brasil, tem se consolidado como um dos protagonistas na formação de profissionais para o mercado de trabalho e está preparado para ajudar ainda mais nesse cenário de alta demanda por mão de obra qualificada. Presente nas cinco regiões do País, a instituição oferece cursos acessíveis, metodologia exclusiva e conta com uma agência de empregos própria, que conecta os alunos diretamente às oportunidades disponíveis.

“No Grau Técnico, nossa missão é transformar vidas por meio da educação. Mais do que ensinar, queremos preparar profissionais para os desafios reais do mercado e conectá-los às oportunidades que existem. Diante de um cenário com tantas vagas abertas e escassez de mão de obra qualificada, investir na formação técnica significa investir no crescimento da economia e no futuro do Brasil”, afirma Matheus Augusto Martins, gestor da unidade Goiânia.

Com o cenário atual de milhares de vagas abertas em todo o País e a dificuldade das empresas em preenchê-las, a educação técnica se confirma como um caminho essencial para impulsionar a economia e garantir o futuro profissional de milhões de brasileiros.

A unidade de Goiânia  está localizada na Avenida Goiás, 959 – St. Central,. Para mais informações sobre o curso e inscrições, acesse www.grautecnico.com.br e www.graup.com.br.

Sobre o Grau Técnico

O Grau Técnico é o carro-chefe do Grau Educacional, uma das maiores redes de ensino técnico do Brasil. Com mais de 140 unidades em todas as regiões do País, a instituição oferece mais de 60 cursos nas áreas de saúde, tecnologia, indústria, gestão e negócios, formando milhares de profissionais qualificados para atender às demandas do mercado.

____________

LEITORES ESTRATÉGICOS
Participem do canal STG NEWS – o portal de notícias sobre estratégia, negócios e carreira da Região Centro-Oeste: https://x.gd/O20wi

Sair da versão mobile