Ícone do site STG News

Coopercitrus vai dobrar suas unidades e postos de trabalho em Goiás neste ano

Dirigentes do Sistema OCB/GO e representantes da Coopercitrus (Divulgação)

A Coopercitrus Cooperativa de Produtores Rurais, uma das maiores cooperativas do Brasil na comercialização de insumos, máquinas e implementos agrícolas, vai ampliar de cinco para dez as suas unidades em Goiás, já neste ano. Atua no Estado desde 2019, nos municípios de Cristalina, Itumbiara, Nova Crixás e Quirinópolis. Os investimentos vão dobrar o número de empregos gerados pela cooperativa no Estado, de 110 postos para aproximadamente 220, em 2023. O anúncio foi feito por dirigentes da Coopercitrus ao presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira, na última terça-feira (4/4), em visita à sede da entidade do cooperativismo goiano, em Goiânia.

Matheus Kfouri Marino, presidente do Conselho de Administração da Coopercitrus e presidente da Coperfam, diz que a cooperativa segue seus cooperados, que vieram para Goiás.

“Temos um plano de expansão sempre focado na nossa área de atuação, que é atender o cooperado dentro da produção agrícola, ajudando-o no dia dia, no plantio, na colheita e nos tratos culturais, ofertando tratores, sementes, fertilizantes, defensivos e serviços de assistência técnica e agricultura de precisão. Ou seja, toda a agricultura digital que ajuda o produtor e que impacta positivamente no seu negócio”, explica.

O dirigente afirmou que um dos grandes desafios para a ampliação das atividades em Goiás será arregimentar os recursos humanos locais que irão prestar os diversos serviços ofertados pela cooperativa.

“Sabemos que o resultado do serviço está diretamente associado ao profissional que o executa, vamos investir fortemente na identificação de talentos no Estado. Para isso, contamos com o apoio do Sistema OCB/GO para nos ajudar na formação desse time, associada à cultura Coopercitrus de serviços e à agricultura digital de alta tecnologia”, frisou.

Marino informou que, com as novas concessões, a cooperativa deve passar a atuar em grande parte do Estado, nas regiões Sul, Sudoeste e Norte. Mas ponderou que ainda não é possível dizer quantas lojas serão instaladas. Goiás, neste ano, segundo o dirigente, concentra a maior parte dos investimentos em expansão da Coopercitrus, com Minas Gerais em segundo lugar. Ele afirma que essa tendência deve continuar nos próximos cinco anos, conforme o plano de expansão da cooperativa.

Presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira ressaltou que a Coopercitrus é uma cooperativa importante no cenário nacional e tem investido de forma consistente em Goiás, principalmente no que se refere à assistência técnica e à capacitação de seus cooperados, o que leva a maiores índices de produtividade. “Entendemos que existem sinergias a serem construídas com as outras cooperativas no Estado, por meio da intercooperação, em um movimento que pode beneficiar o movimento cooperativo goiano e a economia regional como um todo”, enfatizou.

Sobre a Coopercitrus – Fundada em 1976, em Bebedouro (SP), a hoje denominada Coopercitrus Cooperativa de Produtores Rurais é considerada uma das maiores cooperativas do Brasil na comercialização de insumos, máquinas e implementos agrícolas. Atualmente, possui mais de 60 filiais e 160 unidades distribuídas em 65 cidades, o que permitiu um total de 255 mil atendimentos realizados no campo aos cooperados, em 2022. Com apoio técnico e estruturas para o atendimento das mais diversas culturas nos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Goiás, a cooperativa conta com uma carteira de associados de quase 39 mil agropecuaristas e faturamento bruto anual de R$ 9,5 bilhões.

Sair da versão mobile