Nesta quinta-feira, 17 de novembro, a Secretaria de Saúde de Aparecida (SMS) começa a vacinar contra a covid-19 crianças a partir de 6 meses de idade que tenham comorbidades. Até então, a vacinação infantil estava autorizada para o público geral acima de 3 anos. Mas, com a chegada de novos imunizantes pediátricos no país e com a autorização do Ministério da Saúde após pesquisas e debates, a ampliação da vacinação infantil foi autorizada. A princípio, em virtude da quantidade de doses recebidas, apenas crianças com comorbidades serão imunizadas.
Pais e responsáveis interessados na proteção dos pequenos com idade de 6 meses a 2 anos 11 meses e 29 dias podem levar as crianças em sete postos de Aparecida: Central de Imunização, UBS Cruzeiro do Sul, UBS Santa Luzia, UBS Bairro Cardoso, UBS Veiga Jardim, UBS Bandeirantes e Maternidade Marlene Teixeira. As Unidades Básicas de Saúde funcionam de segunda a sexta das 8h às 16h. A Central de Imunização está aberta de segunda a sexta das 8h às 18h e aos sábado das 8 às 13h. Já a sala de vacinação da Maternidade Marlene Teixeira funciona de segunda a sexta das 8h às 18h.
Para receber a proteção, as crianças precisam estar acompanhadas de um responsável legal e apresentar certidão de nascimento ou RG, cartão SUS ou CPF, cartão de vacinação e laudo médico que comprove a comorbidade. Caso o responsável legal não possa acompanhar, basta assinar um termo de autorização que deve ser apresentado por alguém maior de idade no momento da aplicação.
A coordenadora de Imunização de Aparecida, Renata Cordeiro, comemora a ampliação da vacinação infantil: “A vacina contra a covid-19 nos permitiu controlar a pandemia e já demonstrou que é eficaz. Agora chegou a vez dos bebês e crianças de até três anos, com comorbidades, receberem o imunizante de forma segura. Nesta quarta, 16, recebemos 970 doses da vacina para esse público. Em breve, esperamos receber novas remessas e ampliar a vacinação para todos”. A estimativa é que Aparecida tenha 20.439 crianças com idade de 6 meses a 2 anos 11 meses e 29 dias.
Comorbidades contempladas
De acordo com o Ministério da Saúde, as comorbidades incluídas como prioritárias para a vacinação contra a covid-19 são:
Diabetes mellitus
Pneumopatias crônicas graves
Hipertensão Arterial Resistente (HAR)
Hipertensão arterial estágio 3
Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo
Insuficiência cardíaca (IC)
Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar
Cardiopatia hipertensiva
Síndromes coronarianas
Valvopatias
Miocardiopatias e Pericardiopatias
Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas
Arritmias cardíacas
Cardiopatias congênita
Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados
Doenças neurológicas crônicas
Doença renal crônica
Imunocomprometidos
Hemoglobinopatias graves
Obesidade mórbida
Síndrome de Down
Cirrose hepática
Prazos e especificações
Seguindo a nota técnica do Ministério da Saúde, o esquema vacinal básico contra a covid-19 para crianças de 6 meses a 2 anos 11 meses e 29 dias é de três doses da vacina Pfizer específica para esse público. O intervalo entre a primeira e segunda dose é de 4 semanas e da segunda para a terceira dose é de 8 semanas.
Vacinação contra a covid e outras do Calendário
Assim como em adultos, a vacinação pediátrica contra a covid-19 pode ser realizada conjuntamente com as demais vacinas do Calendário Nacional, ou seja, não há mais intervalo mínimo exigido entre a administração deste e de outros imunizantes. Eles podem ser aplicados no mesmo dia.
Campanha de vacinação contra a covid-19
Além desse público, todas as pessoas com mais de três anos de idade devem ser vacinadas contra a Covid-19 em Aparecida. Confira os esquemas vacinais de acordo com as faixas etárias e algumas condições:
De 03 a 11 anos: Duas doses;
De 12 a 29 anos: Três doses compostas por D1, D2 + reforço (R1);
A partir de 30 anos: Quatro doses compostas por D1, D2 + R1+ R2;
Pacientes Imunossuprimidos têm direito a uma dose adicional, compondo um esquema de cinco doses: D1+ D2+ R1+ R2 + DA;
Quem iniciou seu esquema com a vacina Janssen tem direito a quatro doses conforme os demais imunizantes: DU+ R1+ R2+ R3.
Os intervalos recomendados para as doses de reforço são de, no mínimo, quatro meses.
As vacinas estão disponíveis em 36 postos fixos:
UBS Andrade Reis
UBS Colina Azul
UBS Jardim Riviera
UBS Jardim Florença
UBS Tiradentes
UBS Veiga Jardim
UBS Papillon Park
UBS Mansões Paraíso
UBS Bairro Hilda
UBS Cruzeiro do Sul
UBS Bairro Cardoso
UBS Delfiore
UBS Madre Germana
UBS Jardim dos Ipês
UBS Alto Paraíso
UBS Bandeirantes
UBS Caraíbas
UBS Garavelo Park
UBS Buriti Sereno
UBS Campos Elísios
UBS Bairro Independência
UBS Boa Esperança
UBS Anhambi
UBS Rosa dos Ventos
UBS Jardim Paraíso
UBS Jardim Olímpico
UBS Parque Trindade
UBS Santa Luzia
UBS Bela vista
UBS Jardim dos Buritis
UBS Nova Olinda
UBS Cândido de Queiroz
UBS Vila São Pedro
UBS Santo André
Central de Imunização
Maternidade Marlene Teixeira