Ícone do site STG News

Credijur destaca-se com soluções econômicas para cooperados da advocacia

Divulgação

Entrevista – Sicoob Credijur

A Credijur, como os associados se referem à cooperativa de crédito Sicoob Credijur, tem alcançado resultados positivos ao longo da sua trajetória. Foi criada há 24 anos para atender as demandas financeiras exclusivas da advocacia e de empresas relacionadas a essa atividade profissional. Desde 2019, a cooperativa também atua em outras áreas de negócios. Nesta entrevista, o presidente, Felicíssimo Sena, destaca como as metas foram alcançadas com cautela e respeito aos cooperados. Confira.

Qual é o perfil dos cooperados do Sicoob Credijur e onde está localizada sua atuação?

Somos uma cooperativa de crédito constituída no ano de 1997, que começou a operar em 1º de julho de 1998, originariamente, segmentada para atender as demandas financeiras exclusivas da advocacia e das empresas dessa atividade profissional. Como fomos destinatários de propostas de outros segmentos sociais, requeremos ao Banco Central que a cooperativa fosse convertida em livre admissão, o que ocorreu em julho de 2019. A partir daí, passamos a atuar também em outras áreas de negócios, exceto no crédito rural, que hoje já nos interessa, pois temos agências ou Pontos de Atendimento (PAs) em locais que reivindicam esse atendimento.

Em 2023, o Sicoob Credijur vai completar 25 anos. Qual é o balanço da trajetória da cooperativa?

É difícil avaliar o próprio trabalho, mas entendo que andamos bem, pois temos atendido nossos associados com eficiência e ampliado nosso volume de negócios e o quadro de cooperados. Nossos conselheiros são bem qualificados e o conjunto de pessoas que atendemos é preparado e exigente. Os conselheiros e servidores se submetem a todos os treinamentos disponibilizados, portanto, têm a necessária qualificação para atender com qualidade técnica.  Durante 21 anos, nenhum conselheiro recebia qualquer remuneração e jamais tivemos uma reunião frustrada por falta de quórum, quase sempre todos comparecem. Além disso, nossas discussões são ricas em argumentos, até encontrarmos um ponto de convergência.

Há um plano de expansão com abertura de novos postos de atendimento ou outras ações? 

Em data recente, iniciamos nossas operações em Catalão e pouco tempo antes instalamos uma ótima unidade em Aparecida de Goiânia, o que foi precedido de um segundo PA em Goiânia. Além disso, nossa Unidade Administrativa – (UAD) não tem mais espaço para atender nossas demandas. Por isso, iniciamos uma moderna edificação na rua 100, no Setor Sul, em Goiânia, incluindo uma agência. Após a conclusão desses projetos, retomaremos o processo de expansão, a menos que surja uma motivação forte para mudar nossos planos.

Qual o maior desafio enfrentado por uma cooperativa de crédito nesse atual momento econômico do País? 

O Brasil está passando por uma mudança de gestão que ainda não disponibilizou informações conclusivas sobre eventuais mudanças na economia, o que recomenda cautela. Entretanto, o País como um todo tem uma atividade produtiva diversificada, que nos autoriza acreditar no futuro. Quanto a mim, sou otimista e acredito ter bons motivos para tanto. A pandemia nos afetou, como atingiu o mundo todo, mas adotamos todas as cautelas recomendadas pela Saúde Pública. Rezamos e tomamos os cuidados possíveis para que não haja reincidência.

Qual recente conquista da cooperativa merece ser destacada? 

A Credijur, como nossos associados tratam a cooperativa, tem andado bem, de modo a alcançar resultados positivos, sem onerar nossos cooperados, pois esses são nossa prioridade principal. Somos uma cooperativa que vem construindo seus resultados sem muita invenção e queremos continuar assim. Acreditamos que os negócios devem ser cuidadosamente preparados, sem criações extravagantes. A atividade econômica é como a vida, exige maturação e preparo. Não queremos inventar, pois cautela e respeito fazem bem a tudo e a todos. Nossas conquistas são gradativas, quem administra dinheiro de terceiros, como as cooperativas de crédito fazem, deve respeitá-los, por isso somos cautelosos, como exigem nossas atividades.

Coluna Cooperativas de Crédito

Aqui você conhece mais sobre o universo do cooperativismo de crédito em Goiás. O objetivo do Sistema OCB/GO é mostrar, nesse espaço, as oportunidades e avanços do setor. Sim, as cooperativas financeiras têm taxas e tarifas melhores que o mercado. Também não abrem mão do atendimento humanizado e personalizado, mesmo com toda a riqueza tecnológica. Mas vão além. Em franca expansão, as coops de crédito seguem promovendo a inclusão financeira de milhares de pessoas, fomentando a economia nos municípios de todo o Estado e País, inclusive nos menores, onde os bancos não querem estar.

Sair da versão mobile