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Cresce consumo de cosméticos e procedimentos estéticos entre homens

(Foto: Freepik)

Goiânia Empresas (GO) – Cada vez mais, os homens estão perdendo a vergonha, o preconceito e o receio de se cuidarem e já são uma fatia importante do mercado de beleza. Segundo levantamento do Euromonitor, a estimativa é que o mercado brasileiro de beleza masculina movimente R$ 26 bilhões em 2021, ultrapassando os Estados Unidos e se tornando líder global no segmento.

Dados da pesquisa Cosmentology (realizada pelo Grupo Croma, em 2020), nos últimos três anos, 39% dos homens passaram a se importar com produtos de beleza, consumindo principalmente perfumes (65%), shampoos e condicionadores (63%) e cosméticos de barba (40%).

Mas eles não têm ficado apenas no consumo de produtos e já movimentam consultórios. 

“Ainda há timidez, preconceito e até uma insegurança, mas os homens estão se permitindo esse cuidado e buscando os procedimentos de harmonização orofacial e de estética dental”, afirma a cirurgiã dentista Talita Dantas, que atua na área de harmonização orofacial há seis anos.

Para ela, a exposição nas redes sociais, a popularização e a desmistificação dos tratamentos aumentaram a segurança e a procura dos homens pelos procedimentos. As queixas mais comuns são as rugas e as linhas de expressão, por isso a aplicação de toxina botulínica (Botox®) acaba sendo o tratamento mais procurado. “Aqueles que são mais vaidosos buscam o preenchimento com ácido hialurônico para melhorar o contorno mandibular e para solucionar o olhar cansado”, explica Talita.

Cirurgiã dentista Talita Dantas (Divulgação)

Apesar da “padronização” na aparência facial que muitas vezes assusta quem busca por alguma melhoria, Talita tranquiliza os homens, que no consultório já são 50% de seus pacientes quando inclusos os procedimentos estéticos odontológicos (que fazem parte da harmonização orofacial).

“Temos visto um mercado da beleza extremamente padronizado e repetitivo que esquece dos padrões individuais de beleza de cada um. Mas aqui, associo o tratamento à queixa do paciente. O objetivo é sempre trabalhar o gerenciamento de envelhecimento de maneira suave e natural, rejuvenescendo com qualidade, bom senso e discrição, que é o que faz os homens estarem cada vez mais presentes nas clínicas e consultórios. Não podemos descaracterizar o paciente e temos que levar em conta quem é ele, o que ele busca, qual a sua expectativa e o que quer passar com a sua imagem”, finaliza Talita.

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