Ícone do site STG News

Cuiabá sedia o Campeonato Brasileiro de Ginástica Rítmica

Divulgação

O Ginásio Poliesportivo Aecim Tocantins, em Cuiabá, vai reunir mais de um mil ginastas de todo o país no Campeonato Brasileiro de Ginástica Rítmica de Conjunto e o Festival Nacional de Ginástica Para Todos (Gym Brasil), entre quarta-feira e domingo (19 a 23). O público poderá acompanhar gratuitamente os eventos, que contam com o patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).

“Graças à Secel, que tem apoiado a ginástica de maneira efetiva e muito entusiasta, Cuiabá e Mato Grosso fazem parte do calendário da ginástica brasileira. E temos um dos melhores ginásios do país para a prática da modalidade!”, destaca a presidente da Federação Mato-grossense de Ginástica (FMTG), Flávia Zelinda.

Mato Grosso será representado pelo conjunto juvenil do Colégio Regina Pacis, de Sinop, nas séries de arcos e de maças. A equipe é composta pelas atletas Alice Fonseca, Emanuelly Gomes, Isabela Piacentini, Maria Eduarda Mendes, Maria Valentina e Valentina Barbosa. Destas, cinco são atendidas com Bolsa Atleta do programa OlimpusMT do Governo de Mato Grosso.

“Agradecemos ao secretário Davi Moura, e ao governador Mauro Mendes, por todo o incentivo que o Bolsa Atleta proporciona. Cinco, das seis ginastas nesta competição nacional, são bolsistas do programa Olimpus. Então isso mostra como esse investimento já está refletindo”, expressa Flávia.

A programação tem início na quarta-feira (19), com treinamentos escalonados, das 8h às 20h. Já a abertura oficial será realizada na quinta-feira (20), às 19h. Antes, haverá treinos pela manhã e, durante à tarde, ocorrem as disputas de Trios, com a apresentação dos grupos Pré-Infantil Infantil, Juvenil e Adulto.

Na sexta-feira (21) serão realizadas as competições gerais de conjunto, que incluem apresentações dos grupos Pré-Infantil e Infantil nas séries de mãos livres. Na sequência entram em cena as atletas da categoria Juvenil, com séries de arcos, e da categoria adulto, com séries de fitas. Logo após as apresentações, têm início os ensaios do Gym Brasil.

No sábado (22), o público assiste às finais do conjunto Pré-Infantil em mãos livres e a competição geral de conjuntos das categorias Infantil com fitas, da Juvenil com maças, e da Adulto, na série mista. Das 19h às 21h30, ocorre o Festival Nacional de Ginástica Para Todos (Gym Brasil).

No domingo (23), serão realizadas as finais de conjuntos das categorias Infantil e Juvenil, nas séries de mãos livres, arcos, fitas e maças, e também as finais da categoria Adulto, nas séries de fitas e mista.

Promovido pela Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), em parceria com a Federação Mato-grossense de Ginástica (FMTG), o Campeonato Brasileiro homenageia “Ilona Peuker”, que dá título à competição. Ilona Peuker implantou a ginástica rítmica no Brasil, formou técnicas e ginastas e estruturou a modalidade no país.

Sobre a Ginástica rítmica

A ginástica rítmica é uma modalidade que combina movimento, música, manipulação de aparelhos como arco, bola, saltos, fitas e maças. Em séries individuais ou em conjunto, as atletas realizam elementos corporais como saltos, pivôs e equilíbrios, enquanto mantêm controle e fluidez com o aparelho. A performance é avaliada pela técnica, composição e execução, unindo coordenação, expressividade e precisão.

Em agosto deste ano, o Brasil sediou, pela primeira vez, o Mundial de Ginástica Rítmica, realizado no Rio de Janeiro (RJ). A equipe brasileira brilhou na disputa e conquistou dois resultados históricos, sendo vice-campeã mundial nas séries mista e de conjunto geral.

 

Sair da versão mobile