Brasília Empresas (DF) – A Dasa, maior rede de saúde integrada do Brasil, vem acelerando seu processo de transformação digital e a busca pela disrupção, por meio da criação de uma nova e exclusiva área de Engajamento com Startups. A nova área, lançada esse mês, tem como meta engajar até 100 startups no portfólio da empresa até o final de 2022, ampliar a eficiência operacional e melhorar a experiência em saúde de médicos e pacientes, através de um amplo leque de iniciativas, que leva em consideração diferentes níveis de maturidade de cada negócio engajado.
Curadora e mantenedora do Cubo Health desde 2018, a Dasa investe fortemente em sua transformação digital desde 2017. De acordo com Sergio Ricardo, VP de Estratégia, Jurídico e ESG da Dasa, a nova área é parte da estrutura de Estratégia e foi pensada para reforçar e ampliar a capacidade de inovação da rede.
“A Dasa desenvolveu o maior data lake privado do Brasil, com 5 bilhões de dados e totalmente adequado às normas da LGPD. Mas não paramos por aí. Estamos em um processo de transformação constante, que envolve mudança cultural, de mentalidade, integração e total envolvimento da liderança. A nova área parte dessas premissas e chega para estimular o empreendedorismo de saúde, gerando mais acesso, fomentando o aprendizado e desenvolvimento de novas oportunidades”, explica.
Além de ter uma equipe 100% dedicada e exclusiva, o time de Engajamento com Startups da Dasa conta com o apoio multidisciplinar das áreas de Inovação Assistencial, Tecnologia Hospitalar, Inovação Laboratorial, Inteligência Artificial e M&A.
“Esse forte investimento tem diversos objetivos, entre eles aceleração, apoio, viabilidade e potencialização da experiência do cliente por meio da inovação”, explica Fabiana Salles, diretora de Engajamento com Startups da Dasa e experiente empreendedora no setor de saúde como fundadora da Gesto (plataforma de gestão de saúde corporativa baseada em dados) adquirida pela Dasa em 2021, além de empreendedora selecionada pela Endeavor em 2017, mentora e agora, também, Embaixadora Endeavor.
Iniciativas da nova área
- Comunidade: programa estruturado para atrair, selecionar, conectar e engajar Healthtechs a Comunidade Dasa, expandindo o alcance dos eventos de forma virtual e presencial, gerindo outras iniciativas de engajamento alinhadas aos objetivos estratégicos da Dasa.
- Aceleração de Startups – programa para atrair, selecionar e acelerar startups em estágio inicial com soluções de saúde alinhadas aos objetivos da empresa.
- Onboarding/ POCs/ Contratações – desafios propostos as startups com o intuito de trazer soluções que otimizam o ecossistema de saúde da companhia por meio da inovação.
- Parcerias – troca de recursos entre startups e rede Dasa de benefícios para usuários.
- CVC – Corporate Venture Capital – programa de captação de recursos para Startups.
- Jornada de Inovação: programa de formação de promotores de inovação que visa gerar mais autonomia para as áreas, impulsionando a implementação de soluções e multiplicando conhecimento interno.
Cases de sucesso
Com a nova área de Engajamento com Startups, a Dasa pretende continuar com ações voltadas voltadas aos ganhos de eficiência operacional. Nesse contexto, a parceria com as startups Intuitive Care e Upflux se tornaram cases. Para atuar na otimização do tempo de entrega dos diagnósticos para diversos clientes, a Dasa adotou uma solução inovadora de análise de eficiência operacional de seus processos, em parceria com a Upflux.
“Esta solução tem como um de seus diferenciais uma tecnologia conhecida por Process Mining, cujo objetivo é identificar, monitorar e otimizar processos com uso muito prático de Inteligência Artificial”, detalha Fabiana.
A parceria com a Upflux começou na Anatomia Patológica, trazendo visibilidade e identificação de pontos de melhoria de cada etapa do processo, desde o recebimento da amostra até a passagem médica, reduzindo a variabilidade no processo. “O projeto trouxe aumento da produtividade das equipes e minimizou o tempo total de atendimento e setups”, reforça a diretora.
Outro case interessante é o da IntuitiveCare, que permitiu que a Dasa agilizasse recebimentos e perdesse menos de suas fontes pagadoras com o monitoramento dos módulos de faturamento, conciliação, glosa e reanálise nas aplicações da Dasa.
“O resultado foi a redução do tempo de análise das glosas e envio de recursos. De 10 a 15 dias, esse processo demora, agora, apenas de cinco a sete dias”, informa Fabiana.
Sobre a Dasa
A Dasa é a maior rede de saúde integrada do Brasil. Faz parte da vida de mais de 20 milhões de pessoas por ano, com alta tecnologia, experiência intuitiva e atitude à frente do tempo.
Com mais de 40 mil colaboradores e 250 mil médicos parceiros, existe para ser a saúde que as pessoas desejam e que o mundo precisa, estando presente em cada etapa de cuidado.
Acredita que para cuidar sempre é preciso cuidar por inteiro. Por isso, olha para a gestão da saúde de um jeito preventivo, preditivo e personalizado. Integra medicina diagnóstica, hospitais, genômica, oncologia, coordenação de cuidado, pronto atendimento, telemedicina, pesquisa clínica e ciência. Ao todo, conta com 15 hospitais referências (considerando rede própria, crescimentos inorgânicos e os deals que ainda estão sob aprovação dos órgãos reguladores), e mais de 59 marcas entre medicina diagnóstica e hospitais, distribuídas em mais de 900 unidades no Brasil.
A Dasa garante uma navegação ágil, descomplicada e sem atritos na jornada da saúde, tanto para pacientes quanto para médicos, por meio da sua plataforma de gestão de saúde digital, o Nav. Além disso, oferece soluções integradas e inovadoras de saúde corporativa, por meio do Dasa Empresas.