Em maio, na comparação com o mesmo mês de 2022, a demanda dos consumidores por crédito marcou a quinta queda do ano, desta vez de 15,7%.
“A queda anual foi menor do que a de abril, o que pode sinalizar alguma reação mais positiva ao longo dos próximos meses, especialmente no segundo semestre com a tão esperada redução das taxas de juros. Essa incerteza econômica faz com que os consumidores considerem melhor ao se comprometerem com um novo crédito. E mais do que isso, com a inadimplência batendo recordes a cada mês, eles podem estar focados em sanar os compromissos financeiros já assumidos. Para que a retomada do acesso ao crédito democrático não demore, o momento deve ser de planejamento financeiro e renegociação de dívidas”, avalia o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi.
Os dados são do Indicador de Demanda dos Consumidores por Crédito da Serasa Experian, confira nos gráficos abaixo os dados mês a mês e estaduais:
Ainda segundo o indicador, a busca pelo recurso financeiro foi negativa em todas as Unidades Federativas (UFs) do país, com destaque para o Distrito Federal com o maior tombo (-27,3%). Veja abaixo o gráfico com o levantamento estadual:
Queda em todas as faixas de renda
Desde os consumidores que ganham até R$ 500 mensais, até aqueles que recebem mais de R$ 10 mil ao mês, todas as faixas de renda marcaram retração na demanda por crédito. Veja os dados na íntegra na tabela abaixo:
Metodologia do indicadorO Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de CPFs, consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CPFs consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre os consumidores e instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região geográfica e por classe de rendimento mensal.
Serasa Experian – A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas, nas quais são embarcadas as informações do maior bureau de crédito do país, que também inclui os dados do Cadastro Positivo. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia e protege 100 milhões de transações contra fraude por mês, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.
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