Ícone do site STG News

Dez marcas do Centro-Oeste conquistam selo de excelência da ABF

Divulgação

A Associação Brasileira de Franchising (ABF) anunciou o grupo de marcas que recebeu o Selo de Excelência em Franchising (SEF) em 2025. Neste ano, em sua 33ª edição, a principal chancela do setor de franquias nacional foi concedida a 237 redes franqueadoras, destas, dez marcas do Centro Oeste, com três estreantes. No total, são cinco no Distrito Federal, quatro em Goiás e uma no Mato Grosso. Segundo critérios, as marcas estão divididas nas categorias Mega, Máster, Sênior e Pleno.

Confira a lista das marcas da Região Centro-Oeste reconhecidas com o Selo de Excelência em Franchising ABF 2025:

*Marcas estreantes

MARCA ESTADO
AMOR & CUIDADO Distrito Federal
BIO MUNDO Distrito Federal
GIRAFFAS Distrito Federal
GRUPO ACOLHER & CUIDAR* Distrito Federal
MAG PAPELARIA Distrito Federal
MAJÔ BEAUTY CLUB Goiás
MILKY MOO MILKSHAKES* Goiás
POSÉ Goiás
REDE CARTÓRIO FÁCIL Goiás
INSTITUTO VISÃO SOLIDÁRIA* Mato Grosso

O Selo é concedido com base nos resultados de uma Pesquisa feita diretamente com os franqueados das redes inscritas, conduzida de forma independente pela Nielsen, líder global em medição de audiência, dados e análises.

A Pesquisa avalia diversos aspectos da relação franqueador – franqueado e da franquia, incluindo o suporte efetivo oferecido pela franqueadora, desde a assinatura do Contrato de Franquia até o cumprimento das projeções de investimento. Também são considerados o fornecimento de insumos, suporte contínuo, treinamentos, comunicação, além da relação custo-benefício da rede, sua lucratividade e o retorno do investimento.

Para o presidente da ABF,  Tom Moreira Leite, receber a melhor avaliação dos franqueados é um ativo inestimável e que merece ser comemorado. “Nesta chancela está o resultado do trabalho conjunto de franqueadores e franqueados, de valores como confiança, transparência, propósito, integridade, respeito mútuo e aos clientes da rede”, ressalta.

“Vale destacar que o valor do Selo de Excelência está não somente na chancela em si, mas principalmente, no relatório final com o resultado da pesquisa, que as marcas inscritas recebem após o processo, uma poderosa ferramenta estratégica para guiar as futuras decisões da franqueadora, com base na avaliação dos seus próprios franqueados. O Selo de Excelência é o retrato do que chamamos de Franchising Íntegro!”, observa a presidente da Comissão de Ética, responsável pelo SEF, Sylvia de Moraes Barros.

A Pesquisa do SEF consiste num questionário dividido em cinco blocos ou pilares: Performance Global (que neste ano passa de peso 2 para 3), Econômica (1), Operacional (2), Relacionamento (2) e ESG (2). Com essa iniciativa, a ABF evidencia a importância e a valorização das práticas de sustentabilidade ambiental, sociais e de governança nas redes de franquias.

Categorias

Quatro categorias compõem o Selo de Excelência em Franchising da ABF: Pleno, para marcas com pelo menos 5 franqueados, 10 operações e 2 anos de atuação no franchising; Sênior, destinado a redes com no mínimo 15 franqueados, 30 operações e 5 anos no mercado; Máster, que abrange franquias com ao menos 30 franqueados, 60 operações e uma trajetória de 10 anos no setor; e Mega, reservada a marcas com no mínimo 100 franqueados, 200 operações e 15 anos de atuação no franchising.

Os troféus pela conquista do SEF 2025 serão entregues às marcas chanceladas na cerimônia que envolve também os vencedores do Prêmio ABF Destaque Franchising, no dia 9 de maio, às 19h, no Golden Hall do WTC São Paulo.

Metodologia do SEF

A ABF promove há 33 anos o Selo de Excelência em Franchising, sendo seu principal benefício fornecer à rede franqueadora uma ampla pesquisa de satisfação feita com os franqueados das marcas participantes. Essa pesquisa tem por objetivo avaliar, do ponto de vista do franqueado, qual é o real apoio fornecido pela marca, desde o processo de seleção do franqueado, passando pelo cumprimento das estimativas de investimento, fornecimento de insumos, suporte e treinamentos, comunicação, chegando ao custo-benefício da marca, lucratividade, retorno de investimento, entre outros itens.

As perguntas do questionário são agrupadas em 4 Índices de Performance (Global, Econômica, Operacional e de Relacionamento), e cada questão possui um peso diferente na composição de seu índice. Após essa aferição, ainda é concedido um bônus baseado em critérios de sustentabilidade (ESG) e retorno financeiro. Dependendo do nível de satisfação obtido pela rede individualmente, a marca franqueadora poderá ser chancelada e receber o Selo de Excelência em Franchising.

Sobre a ABF

A Associação Brasileira de Franchising (ABF) é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1987, que representa oficialmente o sistema de franquias brasileiro. O setor registra um faturamento anual superior a R$ 240 bilhões em 2023, mais de 195 mil operações e cerca de 3,3 mil marcas de franquias espalhadas por todo o Brasil. Além disso, o franchising brasileiro responde por mais de 2% do PIB e emprega diretamente cerca de 1,7 milhão de pessoas. Atualmente com mais de 1.700 associados e cobrindo todo o território nacional por meio da seccional Rio de Janeiro e de regionais (Centro-Oeste, Interior de São Paulo, Minas Gerais, Nordeste e Sul), a entidade reúne franqueadores, franqueados, advogados, consultores e demais fornecedores e stakeholders do setor. Não sendo um órgão regulador, o propósito da ABF é fomentar o franchising brasileiro, nacional e internacionalmente, para que ele se mantenha próspero, sustentável, inovador, inclusivo, íntegro e ético. A Associação dedica-se a aperfeiçoar o sistema de franquias brasileiro por meio da capacitação de pessoas em diversos cursos presenciais e on-line, do estímulo à inovação, da disseminação das melhores práticas, da representação junto às diversas instâncias públicas e divulgação dos resultados do setor.

______

LEITORES ESTRATÉGICOS
Participem do canal STG NEWS – o portal de notícias sobre estratégia, negócios e carreira da Região Centro-Oeste: https://x.gd/O20wi

Sair da versão mobile