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Dia das PMEs (5): descubra os segredos para faturar mais e ter sucesso

(Imagem: Freepik)

Um estudo realizado pelo SEBRAE mostrou que entre as principais dificuldades enfrentadas pelos empreendedores brasileiros estão o desafio de formar uma carteira de clientes e a falta de capital/lucro na sua empresa. A pesquisa também elencou diversos motivos que fazem um negócio fechar, como falta de planejamento prévio, má gestão empresarial e comportamento do empreendedor. 

Esses fatores podem ser determinantes para o sucesso – ou a falência – do seu próprio negócio. Afinal, sem faturamento é impossível sobreviver no mercado. Para empreendedores de primeira viagem, isso pode ser desanimador. O especialista em negócios e CEO da Smile University, Matheus Marcondes, preparou estratégias de ouro para o faturamento crescer. 

Aumente a taxa de conversão de clientes 

A taxa de conversão reflete o sucesso das suas estratégias de aquisição de consumidores para o seu negócio. Em outras palavras, ao entrar em contato com sua empresa para saber mais sobre o produto ou serviço, a pessoa só se torna um cliente quando faz a compra. 

Para calcular a taxa de conversão, divida o número de novos clientes no mês pelo número de interessados (multiplique o resultado por 100 para obter o resultado em porcentagem). Com base nesse indicador, estabeleça uma meta de aumento e depois analise os principais motivos para a recusa das propostas. Otimize os processos junto com sua equipe para abordar esses pontos durante o primeiro contato. 

O objetivo é trabalhar para despertar o interesse das pessoas pela sua marca, e envolver o lado emocional, que sempre influencia na tomada de decisão. 

 Invista em atividades de alto retorno 

O tipo de serviço que uma empresa oferece tem um impacto significativo em sua receita. Portanto, é importante avaliar o que está sendo oferecido atualmente e considerar a inclusão de novas opções com alto retorno financeiro para complementar aquelas com margens de lucro menores. 

Isso não implica deixar de atender àquele que já é fidelizado. Como mencionado anteriormente, a ideia é adicionar serviços que sejam do interesse das pessoas, incentivando um maior investimento. 

Essa estratégia pode ser implementada por meio de parcerias com especialistas em áreas de alta demanda, ou expandindo a equipe de funcionários. A chave está em realizar um planejamento cuidadoso, que leve em consideração os investimentos necessários e as projeções de retorno esperado. Considere também incluir novos serviços em seu portfólio, de nichos mais lucrativos em seu setor, como: 

Melhore seu sistema de atendimento 

Os consumidores atuais são tão cruciais para melhorar a receita da sua empresa quanto os novos. Portanto, investir em aprimorar seu sistema de atendimento ao cliente é fundamental. 

Seu time de atendimento deve estar bem treinado e alinhado com os objetivos estratégicos da empresa, garantindo uma experiência de alta qualidade, que deixará uma impressão duradoura no público. 

A fidelização está diretamente relacionada à qualidade do serviço, à infraestrutura e ao tratamento que o consumidor recebe desde o primeiro contato. Analise seus processos e elimine quaisquer obstáculos que possam atrasar a tomada de decisões. 

Uma experiência centrada no cliente é a melhor maneira de construir um grupo que irá recomendar sua empresa a outros. 

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