Cerca de 2 mil pessoas participaram das atividades de celebração do Dia do Cooperativismo em Goianésia, no sábado (26/8). O evento, promovido pelo Sistema OCB/GO, reuniu na Praça Dimas Carrilho as cooperativas da cidade e instituições parceiras, que ofereceram uma série de serviços à população local.
Durante o dia, foram oferecidos serviços de aferição de pressão, exames de glicemia; ações nas áreas de psicologia, odontologia e veterinária; palestras sobre educação financeira, assessoria jurídica e atrativos diversos para o público infantil. A programação foi encerrada com a apresentação da dupla sertaneja Henrique e Rabelo.
“Aqui em Goianésia, isso só foi possível graças ao trabalho conjunto de todas as cooperativas e às ações capitaneadas pelo coordenador do Núcleo Noroeste, Genilson Nunes. Vamos finalizar o ano com 14 dias municipais como esse, no Estado”, ressaltou o Superintendente do Sistema OCB/GO, Jubrair Gomes Caiado.
Jubrair Gomes enfatizou que a ação mostra, na prática, o interesse pela comunidade, um dos princípios do cooperativismo. “As cooperativas já fazem muitas ações e projetos sociais e hoje é um dia para mostrar que o cooperativismo é o lado humano do capitalismo, é o modelo socioeconômico mais justo e sustentável”, disse.
O projeto de lei que incluiu o Dia do Cooperativismo no calendário oficial de eventos de Goianésia foi aprovado neste ano com o apoio da Câmara Municipal. O prefeito Leonardo Menezes, que sancionou a lei, ressaltou que Goianésia tem uma grande vocação para o cooperativismo. “São oito cooperativas, em diversos ramos, como o de crédito, transporte e cooperativas ligadas à agricultura familiar. Esse evento consolida a força do cooperativismo na nossa região e mostra que ainda temos muito espaço para crescer”, disse. A partir de agora, a celebração ao cooperativismo no município será realizada sempre no último sábado de agosto de cada ano.
Além do interesse pela comunidade, a intercooperação foi outro princípio colocado em prática no Dia do Cooperativismo em Goianésia. Denise Larianne Ribeiro, diretora operacional do Sicoob Emprecred, reforçou a importância dessa união. “Goianésia é uma cidade cooperativista. No ramo de crédito, são quatro cooperativas e, além disso, temos outros segmentos: de produção e de transporte, por exemplo”, enumerou.
O diretor operacional do Sicoob Coopercred, Isaac Abreu Amaral, também enfatizou a força do cooperativismo na cidade. “O cooperativismo em Goianésia é forte e nós precisamos reunir todas as cooperativas para que a comunidade entenda, de fato, o quanto o cooperativismo é importante para a sociedade e quanto traz de recursos, que ficam no município”, disse.
Só em 2022, o faturamento gerado pelo cooperativismo goiano ultrapassou os R$ 30 bilhões, o que equivale a 11% do PIB estadual. São mais de 464 mil cooperados em Goiás e mais de 15 mil pessoas empregadas no modelo de negócio. O Núcleo Cooperativo Noroeste abrange 25 cooperativas, que somam mais de 30 mil cooperados. Apenas na cidade de Goianésia, as oito cooperativas da cidade reúnem mais de 11 mil cooperados.
Parceiros
O evento reuniu instituições parceiras como Senar, Senai/GO, Sebrae/GO e Faculdade Evangélica (Faceg). Participaram do evento as cooperativas Sicoob Coopercred, Sicoob Emprecred, Sicoob Unicentro Norte Br, Sicredi, Unimed Cerrado, Cagel, Cooperfamiliar e Cooperlátex.