Ícone do site STG News

Dois tipos de empreendedores: sabia que você pode ser um deles?

Freepik

Por Fábio Silva

Sou empreendedor há 15 anos. O tema empreendedorismo tem muito valor e significado para mim. 

Nesta coluna, quero compartilhar com vocês um pouco das lições que tenho aprendido e do dia a dia na jornada como empreendedor. Quero expressar algo que noto no meu cotidiano e de muitos empreendedores país afora que abraçam esta causa, que lutam por oportunidades melhores tanto para eles, como líderes dos seus negócios, como para sua rede de contatos.

Não podia ser diferente, pois são eles que colaboram para a inovação e criação de novos produtos, novos serviços e são os principais responsáveis por manter grande parte das empresas em funcionamento, garantindo o emprego de boa parte da população brasileira e contribuindo efetivamente para o fortalecimento da nossa economia.

Como o assunto deste primeiro artigo são os perfis de empreendedores, apresento a vocês alguns tipos bem conhecidos e identificáveis à primeira vista, que são eles: o apaixonado e o antenado.

O apaixonado: é aquele cara que tem o brilho nos olhos constantemente, estudos indicam que a paixão é um estado de alteração mental e física muito marcante, que dura de 12 a 48 meses. A média é de dois anos aproximadamente poucas vezes mais que isso.  O empreendedor sente esta paixão constantemente e através dela consegue romper barreiras e sair do comodismo em busca de alternativas e mudanças contínuas.

O antenado: é aquele que no seu significado já diz tudo, ele é o bem informado, o ligado, o observador dentre tantos outros adjetivos que se encaixam perfeitamente em suas características. Eles são em sua maioria jovens com negócios em serviços, são bem informados e usam bastante a internet e valorizam muito o networking. Esse grupo ainda busca investimentos e recursos financeiros como aporte de seus projetos, pois a incerteza com retornos financeiro é seu  principal obstáculo.

Pensando nesta situação, seja você um apaixonado ou antenado fato é que toda pessoa que toma a decisão de empreender precisa usar todo o seu potencial tanto de garra, quanto paixão e a observação contínua e detalhada das mudanças, que estão ocorrendo no cenário de negócios.

Dados revelam que a maioria dos negócios abertos são em razão das oportunidades e não por causa de necessidades e o brasileiro enxerga nisso uma boa chance para empreender.

Independente de ser apaixonado ou antenado, o empreendedor tem que ser um expert em gerir o seu negócio, buscar a tão sonhada oportunidade para o crescimento da empresa e de cada funcionário, que integra o empreendimento. O sucesso está diretamente ligado ao comprometimento de todos os envolvidos.

Seja um integrante de um time de sucesso estando a frente ou colaborando em equipe com dedicação e empenho, pois se você faz parte de um time motivado e bem conduzido o sucesso será consequência, é somente uma questão de tempo.

E aí, vamos empreender? Abrace esta paixão, fique antenado ao que está acontecendo ao nosso redor e aproveite as oportunidades que estão à porta a todos os instantes.

Fábio Silva

Sócio Fundador da Agência de Publicidade Balaio da Criação

Relações Públicas (Anhanguera Educacional – Brasília) MBA em Gestão Estratégica de Negócios.

Customer Success na agência com experiência em atendimento ao cliente e prospecção de novos negócios há mais de 10 anos.

Consultor no Sebrae nas áreas de Branding, Identidade Visual, Desenvolvimento de WebSite, Planejamento para Presença Digital e Gestão de anúncios.

Sair da versão mobile