Mais de 220 mil atendimentos nas rodovias. Esse é o balanço da Ecovias Araguaia em três anos de atendimentos operacionais. Isso representa mais segurança e comodidade para todos aqueles que percorrem o trecho sob concessão (BRs 153, 414 e 080), entre Anápolis (GO) e Aliança do Tocantins.
Os atendimentos operacionais foram iniciados em 8 de abril de 2022. Nesse período, foram quase 10 mil atendimentos médicos, mais de 11 mil atendimentos mecânicos, mais de 43 mil serviços de remoção, mais de 500 resgates de animais, mais de 2 mil combates a princípio ou foco de incêndio e quase 110 mil serviços de inspeção. Além disso, foram quase 50 mil atendimentos de outras naturezas, como apoio operacional ou limpeza de pista.
“Essa marca é resultado de um trabalho integrado, efetivo e estratégico que tem como objetivo garantir aos nossos usuários apoio constante ao longo de todo o trecho sob nossa concessão. Reforçamos ainda que, em qualquer ponto das rodovias administradas pela Ecovias Araguaia, o viajante que precisar de socorro médico ou mecânico pode contar com os atendimentos 24 horas da concessionária, que pode ser acionado por meio do telefone 0800 153 0 153 (ligação ou WhatsApp)”, explica o Gerente de Atendimento ao Usuário, Luan Ferreira Pavide.
O gerente destaca ainda que, ao longo desse período, foram executadas inúmeras ações com foco na conscientização dos usuários, sempre com o objetivo de garantir mais segurança para quem percorre as rodovias. As atividades ocorrem em todos os meses, com foco especial no Maio Amarelo, Semana Nacional do Trânsito e datas comemorativas. As iniciativas são promovidas em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), entre outros órgãos.
Nesses três anos ainda, entre tantas histórias, o nascimento da pequena Vitória Lorena seria apenas mais um entre tantos pelo país afora se não fosse, pelo fato incomum, resultado de uma corrente de solidariedade e do esforço de profissionais dedicados da Ecovias Araguaia. Vitória nasceu às margens da BR-153, durante uma viagem de sua mãe, Alessandra Pereira de Farias, que ia de Goiânia (GO) para Belém (PA).
O nascimento ocorreu em 15 de março de 2023. Ao chegar ao local, a equipe encontrou a mãe com dificuldade na finalização do trabalho de parto, sendo necessária a intervenção dos profissionais para a retirada do bebê. Após isso, a equipe constatou a criança em parada respiratória. Foi então necessária a execução de manobras de reanimação, concluídas com sucesso.
Apoio Operacional
Ao longo trecho, a concessionária também dispõe de 19 Bases de Serviços Operacionais (BSOs), implantadas em 8 de abril de 2022. As assistências aos usuários são disponibilizadas por 408 profissionais e uma frota de 55 veículos, sendo 20 ambulâncias – 4 delas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) móveis; quatro caminhões de resgate de animais; quatro caminhões de combate a incêndio; 11 viaturas de inspeção e dez guinchos leves e seis guinchos pesados. Nove das bases também contam com serviços exclusivos e funcionam 24 horas, com sanitários, fraldários, estacionamento e serviço de autoatendimento.
PPD
Além disso, desde setembro de 2022, a concessionária disponibiliza também dois Pontos de Parada e Descanso de Caminhoneiros (PPDs), instalados em Talismã (TO) e Uruaçu (GO).
Os espaços servem a categoria profissional diariamente, 24 horas. Nos locais, é permitido o tempo de permanência de até 12 horas contínuas, a cada período de 24h. O PPD de Uruaçu conta com 78 vagas de estacionamento para caminhões, e o de Talismã, 81.
Nos dois PPDs, os profissionais encontram comodidades como wi-fi, chuveiros, local para lavagem de roupa e para realização de refeições. Além de garantir o bem-estar de motoristas, os espaços estão diretamente ligados à melhoria da segurança viária.
Os PPDs auxiliam no cumprimento das melhorias das condições de trabalho dos caminhoneiros, conforme disposto na Lei n.º 13.103/2015, que disciplina a jornada de trabalho e o tempo de direção do motorista profissional; e o Decreto n.º 8.433/2015, que regulamenta condições de segurança, sanitárias e de conforto em locais de espera, descanso e repouso para motoristas do transporte rodoviário.
Localização:
• PPD 1 – km 801 da BR-153, sentido Aliança do Tocantins, em Talismã (TO);
• PPD 2 – km 211 da BR-153, sentido Anápolis (GO), em Uruaçu (GO).
Estrutura completa:
• Área de cada PPD: 20 mil m²;
• Atendimento 24h;
• Estacionamento: com 78 vagas no PPD de Uruaçu/GO e 81 vagas no PPD de Talismã/TO;
• Infraestrutura com banheiros femininos e masculinos – inclusive para pessoas com deficiência –, fraldários, chuveiros com água quente, sofás, além de espaço com mesas e cadeiras onde o público poderá fazer suas refeições, espaço para lavagem de roupas, wi-fi gratuito e vigilância.
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