A cirurgia robótica tem se consolidado como um dos maiores avanços da medicina moderna, trazendo mais precisão, segurança e conforto no cuidado dos pacientes. O Einstein Goiânia foi o primeiro hospital do Estado de Goiás a investir em cirurgia robótica, colocando o Centro-Oeste como um todo no mapa da medicina de alta tecnologia, e acaba de alcançar o marco de 1.500 procedimentos realizados na unidade com suporte de robôs. Foram, em média, 40 cirurgias por mês, considerando especialidades diversas como ortopedia, urologia, ginecologia e torácica.
De acordo com o diretor do Einstein Goiânia, Felipe Piza, a cidade é um polo importante da medicina no país. “Esse foi um dos motivos de o Einstein ter vindo para o Centro-Oeste. Antes, os pacientes precisavam ir para São Paulo para realizar a cirurgia e os médicos também tinham que viajar para concluir a fase prática da especialização em robótica. Hoje, é possível realizar tudo isso em Goiânia”, comenta. Muito mais importante do que investir na aquisição de robôs, explica Piza, é ter uma equipe de médicos especialistas altamente capacitados e experientes nesse tipo de cirurgia. Nesse sentido, o Einstein Goiânia se tornou referência no Centro-Oeste também na formação de médicos em robótica, tendo capacitado mais de 90 profissionais por meio de pós-graduação.
Segundo o médico cirurgião Leonardo Emílio, especialista em cirurgia do aparelho digestivo e um dos profissionais que atuam com robótica no Einstein Goiânia, os benefícios desse tipo de procedimento são notáveis. “Os benefícios da cirurgia robótica incluem incisões menores, menos sangramento, menor risco de infecção, menos dor no pós-operatório, alta hospitalar mais precoce e retorno mais rápido às atividades do dia a dia. Além disso, os desfechos cirúrgicos são frequentemente superiores, com menos complicações e maior precisão na execução dos procedimentos”, explica o especialista.
Apesar do nome, a cirurgia robótica não é realizada pelo robô de forma autônoma. O equipamento funciona como uma extensão das mãos do cirurgião, proporcionando maior precisão e eliminando tremores. “O robô apenas potencializa nossos movimentos, ampliando a visão – com alta definição e 3D – e permitindo movimentos milimétricos, especialmente úteis em áreas anatômicas delicadas como esôfago, estômago, intestino e reto”, esclarece. Outro diferencial é a ergonomia para o cirurgião, que trabalha com mais conforto, controle e segurança.
O Einstein Goiânia realiza cirurgias robóticas em uma variedade de procedimentos, como hérnias abdominais, cirurgia bariátrica, refluxo gastroesofágico, doenças do cólon e reto e cirurgias oncológicas complexas. A tecnologia tem se mostrado especialmente benéfica nestes casos, proporcionando recuperação mais rápida e menos impacto ao corpo do paciente. “A medicina do futuro não é apenas sobre tecnologia. É sobre como essa tecnologia pode ser usada para oferecer um cuidado mais gentil, mais preciso e mais respeitoso ao corpo humano. A cirurgia robótica veio para ficar. E mais do que isso: veio para cuidar melhor”, conclui o especialista.
Sobre o Einstein Goiânia
A unidade de Goiânia foi inaugurada em 2021 e é o primeiro hospital Einstein fora de São Paulo. Com 18 mil metros quadrados de área total, pronto atendimento 24 horas, 35 leitos operacionais, terapia intensiva e serviço de transplante de medula óssea, também conta com a primeira plataforma de cirurgia robótica do estado, com início em 2022, onde já atingiu a marca de 1500 procedimentos realizados até o momento. Em 2024, inaugurou o serviço de pediatria, que oferece uma jornada completa de atendimento para casos de alta e baixa complexidade em crianças e jovens. Além da assistência, a unidade possui um centro de ensino, inaugurado em 2023, com mais de 30 cursos de pós-graduação nas áreas de saúde e administração hospitalar, além de diversos cursos de curta duração. No mesmo ano, lançou também um centro de inovação, cujo objetivo é desenvolver tecnologias que possam beneficiar o setor de saúde na região.
_______
LEITORES ESTRATÉGICOS
Participem do canal STG NEWS – o portal de notícias sobre estratégia, negócios e carreira da Região Centro-Oeste: https://x.gd/O20wi