Campo Grande Empresas (MS) – O número de famílias inadimplentes aumentou em Campo Grande. De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, divulgada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), enquanto o número de inadimplentes era de 32,7% em fevereiro, no mês de março o índice subiu para 34,2%.
O índice de famílias endividadas também apresentou aumento na Capital nesse último mês. Enquanto que em fevereiro o número de endividados era de 59,3%, em março esse percentual aumentou para 62,7%.
Também aumentou o número de pessoas que disseram que não terão condições de pagar as contas, passando de 11,7% para 12,9%, sendo esse, de acordo com a Fecomércio, o maior desde fevereiro do ano passado.
“São números que acendem um alerta, diante dos impactos econômicos que temos percebido com o recrudescimento da pandemia”, observa a economista do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio de Mato Grosso do Sul (IPF-MS), Daniela Dias.
Os dados locais estão acompanhando o cenário nacional. No Brasil, o percentual de famílias endividadas alcançou 67,3% do total em março deste ano.
A alta apresentada foi de 0,6 ponto percentual em relação ao mês anterior, e de 1,1 ponto em comparação ao mesmo mês do ano passado.
Segundo a CNC, o aumento do endividamento mês a mês, apesar de pequeno, vem de encontro com os alertas dados por economistas, sobre o período de fechamento de comércios e serviços e impactos no mercado de trabalho.