Ícone do site STG News

Embaixadora da União Europeia debate acordo com Mercosul em reunião na ACIEG

A embaixadora da União Europeia no Brasil, Marian Schuegraf, afirmou durante reunião do Fórum das Entidades Empresariais de Goiás (FEE-GO) que o acordo entre Mercosul e União Europeia deve entrar em vigor ainda em meados de 2026. A declaração foi feita nesta segunda-feira, 9 de fevereiro, na sede da Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg), em Goiânia, durante um debate sobre os impactos do acordo para o setor produtivo.

Segundo a embaixadora, o acordo, já aprovado pelo Conselho Europeu, agora aguarda a ratificação dos parlamentos nacionais dos países membros. Ela destacou que o pacto trará benefícios mútuos, como acesso a novos mercados, redução de mais de 80% das tarifas alfandegárias, maior competitividade e o estímulo a cadeias produtivas sustentáveis para a transição energética. Schuegraf também ressaltou o interesse europeu em minerais críticos e na promoção de micro, pequenas e médias empresas.

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) e mediador do debate, André Rocha, defendeu maior protagonismo de Goiás nas negociações, especialmente em relação às cotas de exportação e a acordos tecnológicos. “Temos uma das maiores jazidas de terras raras do mundo e precisamos da tecnologia europeia para transformar esse potencial em desenvolvimento”, afirmou Rocha, lembrando que o prazo para manifestações sobre a divisão das cotas do Mercosul se encerra em 27 de fevereiro.

A reunião, que também discutiu o suprimento de energia elétrica no Vale do Araguaia, contou com a participação de secretários estaduais, do prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, e de dirigentes das oito entidades que compõem o FEE-GO. As contribuições do debate servirão de base para um documento técnico a ser encaminhado ao Itamaraty, ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e à bancada federal de Goiás.

___

Notícias regionais de empresas, investimentos e de carreira, sem custo e sem excesso de conteúdo. Selecionadas para a sua empresa. Participe da COMUNIDADE STG News e Leitura Estratégica: https://bit.ly/STGNewsLeituraEstrategica

Sair da versão mobile