Sustentabilidade e economia podem caminhar juntas em empreendimentos ambientalmente responsáveis. Em Goiás, o setor da construção civil tem apostado nisso e investido em soluções neste caminho desde a compra de novos terrenos até o planejamento, execução de residenciais e entrega das chaves. A MRV, maior construtora da América Latina, avança na adoção de práticas sustentáveis para atender a demanda dos consumidores.
Nesse contexto, um dos destaques é o Selo Casa Azul, criado pela Caixa Econômica Federal em 2010 e reformulado em 2020. A certificação, considerada referência para construção sustentável no país, contempla empreendimentos habitacionais financiados pelo banco. Entre os diversos critérios, ele avalia qualidade urbana e bem-estar, eficiência energética e conforto ambiental, gestão eficiente de água, produção sustentável, desenvolvimento social e inovação.
Entre as vantagens agregadas à certificação, estão maior qualificação junto ao banco, possibilidade de melhores condições de financiamento e valorização imobiliária. Para quem compra o imóvel para morar, há ainda a redução de custos mensuráveis no dia a dia, do transporte — a localização precisa ter terminal ou linha de ônibus próximos e acesso a serviços essenciais sem precisar usar carro — até as contas de água e luz. Há, por exemplo, o planejamento das unidades para ter ventilação e iluminação natural para reduzir o consumo de energia elétrica.
Linha econômica — No estado de Goiás, quatro empreendimentos da linha econômica da MRV obtiveram o Selo Casa Azul desde 2022. São eles: Gran Turquesa, Gran Plaza e os mais recentes Gran Luna, lançado em 2024, e o Gran Aurora, previsto para iniciar a comercialização no primeiro trimestre de 2026. Os dois últimos estão localizados no Jardim Gardênia, em Goiânia, e somam 960 unidades habitacionais.
Em comum, todos esses condomínios apresentam diversas soluções sustentáveis, como a sugestão para o condomínio de coleta seletiva de resíduos; redução do consumo água com dispositivos arejadores e redutores de vazão nas torneiras, caixas economizadoras com redução de fluxo de água nos vasos sanitários e até a comprovação de conforto acústico.
De acordo com o gestor de produção da MRV em Goiás, Antônio Caio Ribeiro, a certificação reforça o compromisso da companhia com a adoção de práticas sustentáveis que pensam no cliente e na comunidade. “Temos como meta a redução do impacto ambiental nas obras e no dia a dia dos condomínios. A conquista do Selo Casa Azul demonstra que é possível aliar inovação, sustentabilidade e qualidade na construção”, destaca.
Mobilidade urbana — Para o futuro, a gestora de desenvolvimento imobiliário da MRV em Goiás, Heloisa Moraes de Abreu Salgado, explica que a construtora segue com metas de sustentabilidade que começam desde a escolha de novos terrenos para os próximos empreendimentos. “Priorizamos áreas com fácil acesso ao transporte público, com comércio próximo para reduzir a necessidade de deslocamentos longos, o que gera menos impacto ambiental e traz economia para o morador, que muitas vezes pode abrir mão de ter um carro”, afirma.
A gestora pontua ainda que o lançamento de novos residenciais em regiões em expansão, como é o caso do Gran Luna e Gran Aurora, também impulsionam melhorias urbanas. “Quando iniciamos uma obra, o entorno também se transforma. Surgem novos comércios, serviços e infraestrutura, que dinamizam a economia local. Nosso desafio é aproveitar áreas urbanas, trazer conforto e responsabilidade ambiental com valores acessíveis para o nosso público”, conclui.
Sobre a MRV
Com mais de 46 anos de mercado e o propósito de construir sonhos que transformam o mundo, a MRV é uma das cinco empresas que compõem o grupo MRV&CO. Tendo como foco empreendimentos residenciais econômicos, com preços acessíveis para um público que busca o sonho da casa própria. A companhia já entregou mais de 500 mil chaves. Hoje, mais de 1,6 milhão de pessoas vivem em um imóvel construído pela MRV. Acesse e conheça mais sobre a companhia www.mrv.com.br.
___
Notícias regionais de empresas, investimentos e de carreira, sem custo e sem excesso de conteúdo. Selecionadas para a sua empresa. Participe da COMUNIDADE STG News e Leitura Estratégica: https://bit.ly/STGNewsLeituraEstrategica










