Ícone do site STG News

Empresas goianas investem em benefícios para reter talentos

Freepik

Benefícios corporativos como plano de saúde, vale-refeição ou alimentação estão presentes em grande parte de empresas em Goiás, atentas à necessidade de valorizar seus funcionários. Entretanto, para a retenção de talentos, estudos recentes mostram que os colaboradores buscam mais do que compensações financeiras.

Suporte à saúde mental, programas de bem-estar, flexibilidade de horário, possibilidade de trabalho remoto, e iniciativas de desenvolvimento profissional são aspectos considerados essenciais para a satisfação no trabalho.

Pesquisa divulgada pela Serasa Experian, em abril de 2024, perguntou aos entrevistados os fatores determinantes para aceitar ou não um emprego. Para 46,4% dos profissionais a oferta de um pacote de “benefícios – como plano de saúde e vales alimentação, refeição e/ou transporte” – é um item muito importante para concordar com uma proposta de trabalho. Em segundo lugar está “práticas que promovem o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional” (35,1%) e “estabilidade e plano de carreira” (34,9%) vem em terceiro.

Case goiano

A Rizzo Imobiliária tem como um de seus princípios base a cultura de pessoas e inovação, difundida de forma interna e externa. Desde o ano de 2014 foi iniciado o game (jogo) interno da Rizzo, que tem como objetivo desenvolver aspectos profissionais e o pessoais de cada colaborador. A assistente de Gente, Cultura e Estratégia da Rizzo Imobiliária, Jhenifer Faria, explica que a empresa fornece aos seus colaboradores treinamentos com conteúdos aplicados às demandas profissionais e à vida do indivíduo.

“Em todas as nossas ações colocamos como foco principal o ser humano como um ser total, ou seja, não há como separar a área profissional da pessoal, pois todas estão interligadas, uma afeta a outra. Para isso, os games e ações possuem conteúdos abrangentes que contribuem com o aperfeiçoamento de toda a vida do colaborador, mental, física, profissional, familiar”, comenta.

De acordo com Jhenifer, os games internos são reformulados todos os anos, adequando a necessidade da empresa com a dos colaboradores. A partir do objetivo de cada jogo, é feito um cronograma com os treinamentos e ações a serem realizadas, com premiações e reconhecimento ao encerramento de cada ciclo.

“Todo esse processo de colocar colaborador como um ser humano integral contribui para um dos nossos principais indicadores do painel coorporativo, o FIB. Esse indicador significa Felicidade Interna Bruta, ou seja, o quanto os nossos colaboradores estão felizes e satisfeitos dentro da empresa, no lugar que amam e fazendo o que gostam”, relata.

Ainda de acordo com a assistente, o FIB é medido trimestralmente, por meio de uma pesquisa aplicada a todos os colaboradores e líderes. A partir disso, a empresa verifica em qual lugar deve intensificar sua atuação, levando em consideração todas as posições colocadas e adequando à realidade empresarial.

“Neste ano, o foco é fazer com que toda essa bagagem construída, ao longo do tempo, ganhe espaço e seja exercida. A Rizzo cresce não só no mercado e nos produtos que trabalha, mas tem aumentado significativamente o número de benefícios que somam e reforçam a importância do indivíduo na construção da cidade que ajudamos a construir”, diz Jhenifer.

Segundo ela, até 2023, a Rizzo possuía um total de 10 benefícios para os colaboradores e neste ano a empresa oferece um total de 17 benefícios, somados às ações como o Clube do Livro e lanches com foco na saúde do colaborador. Também contam com um plano de carreira bem estruturado e o programa de orientação psicológica. “Essas ações, em conjunto com os benefícios, aumentam, e muito, o resultado do nosso indicador. Somente neste ano, a satisfação interna teve um crescimento de 53%, o que demonstra que todo o trabalho realizado ao longo dos anos, colocando as pessoas como centro de toda a operação, tem nos impulsionado e validado como uma das melhores empresas no mercado”, conclui.

Benefícios oferecidos pela Rizzo

-Vale-alimentação/refeição;
– Vale-transporte;
– Vale Mobilidade;
– Vale Cultura flexível;
– Plano de Saúde;
– Plano Odontológico;
– Seguro de vida;
– Convênio com farmácia;
– PPR (Participação dos lucros);
– Total Pass;
– Investpass;
– Epharma;
– Telemedicina;
– Plano de cargos e carreiras;
– Avaliação comportamental e de desempenho;
– Clima excelente;
– Oportunidades de trocas de experiências e conhecimento com toda a empresa.

_______

LEITORES ESTRATÉGICOS
Participem do canal STG NEWS – o portal de notícias sobre estratégia, negócios e carreira da Região Centro-Oeste: https://x.gd/O20wi

Sair da versão mobile