Ícone do site STG News

Energia solar em Goiás ultrapassa 200 megawatts de geração distribuída

Goiás possui atualmente 12.942 sistemas em operação (Na foto: Unidade de geração de energia solar na Joule Engenharia, em Goiânia/ Crédito: Dusol Engenharia Sustentável)

Goiânia Empresas (GO) – Segundo mapeamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), Goiás ultrapassou, em setembro, a marca histórica de 200 megawatts (MW) operacionais em geração distribuída a partir da fonte solar. O estado ocupa a sexta posição no ranking estadual da geração distribuída solar fotovoltaica no Brasil.

Goiás possui atualmente 12.942 sistemas em operação nas residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos. Eles abastecem 17.090 consumidores, espalhados por 231 municípios. Com isso, 93,9% dos municípios goianos já possuem pelo menos um sistema solar fotovoltaico em funcionamento.

De acordo com a ABSOLAR, a geração distribuída solar de Goiás representa atualmente 5,7% da potência instalada total da modalidade no Brasil.

Um dos destaques em Goiás é o município de Goiânia. Sozinho é responsável por 31,0 MW operacionais e ocupa a 7ª posição no ranking municipal de geração distribuída solar fotovoltaica, dentre todos os municípios do País.

Segundo o sócio e diretor da Dusol Engenharia Sustentável, Carlos Bouhid, até o início de 2019, Goiás possuia menos de 2500 unidades com geração distribuída instalada e o crescimento para quase 13 mil neste intervalo de tempo é expressivo. “A criação de vagas de emprego e a quantidade de investimentos relacionados ao segmento são importantes para movimentar a economia em Goiás. É a prova definitiva do potencial que o Estado tem para o crescimento dessa modalidade de geração de energia”, comemora.

Um dos destaques em Goiás é o município de Goiânia, responsável por 31,0 MW operacionais (Na foto: Unidade de geração de energia solar na Sorvemio, em Goiânia/ Crédito: Dusol Engenharia Sustentável)

Para Rodrigo Sauaia, presidente executivo da ABSOLAR, a região é estratégica no País para o desenvolvimento da fonte solar fotovoltaica. “O estado possui um grande potencial para a tecnologia fotovoltaica e, com a atual presença da solar na geração distribuída, o mercado contribui de forma significativa para o desenvolvimento sustentável e econômico de toda a região”, comenta.

Sobre a ABSOLAR

Fundada em 2013, a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) congrega empresas e profissionais de toda a cadeia produtiva do setor solar fotovoltaico com atuação no Brasil, tanto nas áreas de geração distribuída quanto de geração centralizada. A ABSOLAR coordena, representa e defende o desenvolvimento do setor e do mercado de energia solar fotovoltaica no Brasil, promovendo e divulgando a utilização desta energia limpa, renovável e sustentável no País e representando o setor fotovoltaico brasileiro internacionalmente.

Sair da versão mobile