O cronograma de pagamentos dos lotes de restituição do Imposto de Renda 2025, terá início no dia 30 de maio, conforme divulgado pela Receita Federal. A data também marca o fim do prazo para a entrega da declaração. Para aqueles que já realizaram a declaração e têm direito à restituição, os pagamentos serão feitos em cinco lotes, conforme o seguinte cronograma:
Primeiro lote: 30 de maio;
Segundo lote: 30 de junho;
Terceiro lote: 31 de julho;
Quarto lote: 29 de agosto;
Quinto e último lote: 30 de setembro.
Em Goiás, mais de 900 mil contribuintes já prestaram contas com o fisco. Desses, 69% têm imposto a restituir. A expectativa é que 1,5 milhão de goianos entreguem a declaração. Já no Brasil, mais de 26 milhões de pessoas enviaram a declaração até a terceira semana de maio, e 65,1% delas têm direito à restituição.
Prioridades para a restituição
A liberação das restituições ocorrerá de forma prioritária para determinados grupos de contribuintes, como: idosos acima de 80 anos, idosos acima de 60 anos, pessoas com deficiência ou doenças graves, profissionais do magistério.
“Além disso, aqueles que optaram pela declaração pré-preenchida e escolheram o Pix como forma de recebimento da restituição também terão prioridade na liberação, imediatamente após os grupos prioritários legais”, explica a presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO), Sucena Hummel.
Para os demais contribuintes, o critério será o envio antecipado da declaração. Portanto, quanto mais cedo a declaração foi entregue, mais rápido será o pagamento da restituição. “A entrega antecipada da declaração não só garante a liberação mais célere da restituição, mas também evita problemas com a Receita Federal e possíveis atrasos nos pagamentos”, afirma Sucena.
Acompanhamento da restituição
Os contribuintes poderão acompanhar o andamento de sua restituição diretamente pelo celular, por meio da plataforma e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte) da Receita Federal. O sistema permite que o contribuinte saiba quando o pagamento será realizado, facilitando o controle e planejamento financeiro.
Atenção aos prazos e benefícios
Os contribuintes devem estar atentos ao prazo de envio da declaração, que se encerra no dia 30 de maio. Aqueles que perderem o prazo estarão sujeitos a multas e juros, além de atrasos no recebimento da restituição.
O recebimento da restituição do Imposto de Renda é um momento aguardado por muitos brasileiros, especialmente em tempos de crise econômica. Por isso, é fundamental ficar atento ao cronograma e priorizar a entrega da declaração de forma antecipada, garantindo os benefícios fiscais e evitando imprevistos.
_______
LEITORES ESTRATÉGICOS
Participem do canal STG NEWS – o portal de notícias sobre estratégia, negócios e carreira da Região Centro-Oeste: https://x.gd/O20wi