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Escola particular de Goiânia tem desempenho acima de países de primeiro mundo no PISA-S

Divulgação

Goiânia Empresas (GO) – Ensinar com excelência o conteúdo programático e ainda desenvolver competências que tornem os alunos mais propositivos e capazes de lidar globalmente com os desafios de uma sociedade cada vez mais complexa. Esse compromisso, que integra a proposta pedagógica do Colégio Simbios em dinâmicas e metodologia, mostra-se cada vez mais eficaz. Perseguindo padrões de excelência, a instituição de ensino acaba de participar do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes para Escolas (PISA for Schools ou PISA-S), realizado anualmente pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Se fosse um país, o Simbios figuraria em 3º lugar no ranking do Pisa global, com 542 pontos, à frente de nações como Japão, Estados Unidos e Dinamarca. Brasil é o 66º (404 pontos), conforme classificação da última edição realizada em 2018.

O resultado alcançado pelo Simbios evidencia o colégio entre as principais referências mundiais. Nos últimos 22 anos, o Pisa avaliou a qualidade, equidade e eficiência dos sistemas escolares em quase 80 países. Do mesmo modo, o Pisa para Escolas (PISA-S) mede os conhecimentos e competências de Leitura, Matemática e Ciências dos alunos na faixa etária de 15 anos de instituições que optam por participar da avaliação em diferentes países.

A ideia do exame é compreender não só se os jovens podem reproduzir o que aprenderam, mas, principalmente, como conseguem extrapolar a partir do que sabem e aplicar os seus conhecimentos de forma criativa em diferentes contextos. Até abril de 2020, mais de 5.500 escolas em 10 países haviam participado do PISA-S. O total de instituições participantes em 2021 ainda não foi divulgado.

“O resultado é uma confirmação do que vemos no nosso dia a dia. Desde a fundação do Simbios, em 2011, esta é a nossa meta: formar cidadãos com pensamento profundo, crítico, criativo e flexível, preparados para os diferentes desafios da vida adulta. Ficamos orgulhosos de comprovar que a estratégia vem dando certo. Nosso objetivo é sempre melhorar, continuar investindo tempo, conhecimento e ações no desenvolvimento dos nossos alunos, sendo rigorosos sim com o aprendizado dos conteúdos programáticos, mas jamais deixando de lado o incentivo à capacidade de interpretar, avaliar e propor resoluções e alternativas”, considera o diretor do colégio, Adriano Medeiros.

O diretor credita o sucesso ao projeto pedagógico sólido e humanístico que prioriza o foco no conteúdo, ao mesmo tempo em que prevê o desenvolvimento de competências socioemocionais, bem como habilidades de relacionamento, autocontrole e responsabilidade na tomada de decisões. No colégio que dirige, o processo de aprendizado é sistematizado e dinâmico durante as aulas, uma premissa da Inspira Rede de Educadores, responsável pela operação de escolas em todo o país, da qual o Simbios faz parte.

“Nossos professores utilizam diversas metodologias e estratégias para que o aluno entenda o conteúdo e o transforme em conhecimento, construindo a própria teia de saberes. A partir dessa premissa, o desenvolvimento é contínuo, com investimentos constantes nas pessoas, na infraestrutura e em novas tecnologias, sempre atualizados com as transformações pelas quais a educação tem passado”, acrescenta Adriano.

Sobre o Pisa

O Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), tradução de Programme for International Student Assessment, é um estudo comparativo internacional realizado a cada três anos pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que avalia três domínios ‘Leitura, Matemática e Ciências’ em todas as edições. O PISA oferece informações sobre o desempenho dos estudantes na faixa etária dos 15 anos, idade em que se pressupõe o término da escolaridade básica obrigatória na maioria dos países, vinculando dados sobre seus backgrounds e suas atitudes em relação à aprendizagem e também aos principais fatores que moldam sua aprendizagem, dentro e fora da escola.

Desde sua primeira edição, em 2000, o número de países e economias participantes tem aumentado a cada ciclo. Em 2018, 79 países participaram do PISA, sendo 37 deles membros da OCDE e 42 países/economias parceiras. O Brasil participa do PISA desde o início da pesquisa. Como reflexo das dificuldades enfrentadas em virtude da pandemia de COVID-19, os países-membros e associados da OCDE decidiram adiar a avaliação do PISA 2021 para 2022 e do PISA 2024 para 2025. O PISA 2022 já está sendo preparado.

Sobre o PISA for Schools

O PISA for Schools (PISA-S) é uma prova pensada para que instituições de ensino avaliem seu desempenho em uma escala internacional. Seguindo os moldes do PISA e com adesão voluntária, são avaliadas competências nos campos de Leitura, Matemática, Ciências e habilidades socioemocionais dos alunos de 15 anos. Seu foco está na solução colaborativa de problemas, desenvolvimento da criatividade, autonomia e pensamento crítico dos estudantes.

No PISA-S, os alunos elegíveis das escolas participantes são amostrados e depois submetidos a uma avaliação por computador. Na avaliação, são apresentados aos alunos estímulos, tais como textos, diagramas, tabelas e/ou gráficos seguidos de perguntas. As questões são construídas de forma que as tarefas necessárias se assemelhem ao que os alunos possam encontrar na vida cotidiana.

Sobre o Simbios

Com uma proposta educacional embasada na longa experiência de seus fundadores em sala de aula – Carla Borges, Valdir Faria, Walfredo Pereira e Adriano Medeiros – o Colégio Simbios foi fundado em 2011, em Goiânia. Hoje é referência no mercado pelo ensino de qualidade e pelos excelentes resultados em exames pré-vestibulares. Atestando a afirmação, é a instituição com o índice mais alto de aprovação no Centro-Oeste. Em 2022, ampliou sua atuação, proporcionando um ciclo de formação ainda mais completo por meio do Colégio Simbios Young, destinado à Educação Infantil e ao Ensino Fundamental.

O projeto pedagógico adotado prevê uma educação transformadora, o desenvolvimento de competências socioemocionais, bem como habilidades de relacionamento, autocontrole e responsabilidade na tomada de decisões. Entre os diferenciais, também está o ‘Programa de Inteligência Emocional’, destinado ao Ensino Médio, que oferece métodos de estudos e de planejamento, técnicas de relaxamento e meditação e o material Laboratório Inteligência de Vida, para o Ensino Fundamental, que auxilia o desenvolvimento da Inteligência emocional a partir da criação de pilares socioemocionais.

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