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ESG: o que é e porque ela é importante para a sua empresa

(Crédito da foto: Divulgação)

Por Danilo Brito

No último ano, pudemos refletir sobre diversos assuntos, em consequência da pandemia ocasionada pelo Coronavírus. Tanto problemas socioeconômicos, quanto a urgência climática, serviu para acionar um alerta no mercado financeiro, evidenciando assim, que ignorar princípios de sustentabilidade nas empresas, pode tornar-se um risco de investimento e existência.  

Com isso, perceber que ter uma visão a longo prazo, principalmente quando isso significa impactar o meio ambiente, foi e é fundamental para manter uma empresa. Nesse contexto, adotar critérios ESG se torna um diferencial nos negócios. Mas afinal, o que significa essa sigla tão falada no meio business e qual a importância dela para a empresa?!

A sigla ESG vem do termo em inglês Environmental, Social and Governance (referindo-se à Ambiental, Social e Governança, em português). No universo corporativo, as práticas ESG são aquelas que incorporam questões ambientais, sociais e de governança, mas vale ressaltar que elas devem ser aplicadas não só a momentos específicos de atuação, mas ao modelo de negócio da empresa. 

Assim sendo, adotar os critérios ESG possibilitam que pequenas, médias e grandes empresas acessem mercados cada vez mais exigentes quando o assunto é governança e sustentabilidade. Mas para isso é necessário que haja uma mudança de paradigma, ou seja, no mindset business, para reforçar que as empresas possuem um papel de responsabilidade global. Logo, considerar o contexto positivo de uma marca é uma característica dos tempos atuais, que ganha cada vez mais notoriedade no mundo corporativo. 

A pauta ESG está tanto no radar do consumidor, quanto no radar de investidores, pois compromisso com governança e redução de riscos ambientais têm se tornado fundamentais no ambiente de negócios, visto que, essa mudança é mundial. Em relação aos investidores, eles  buscam cada vez mais os chamados “investimentos responsáveis” na alocação de seus recursos – o que implica, necessariamente, algumas práticas de ESG bem estabelecidas. E, isso também se aplica aos consumidores, dado que, o processo decisório da compra tem considerado aspectos como responsabilidade ambiental, a relação da empresa com valores sociais, a diversidade, transparência e ética. 

Portanto, o primeiro passo é questionar a realidade de sua empresa nos mais variados eixos dos critérios ESG: como o meu negócio pode fazer a diferença no desenvolvimento sustentável? A minha empresa respeita o meio ambiente? Ela tem uma boa saúde financeira? Preocupa-se com a comunidade local e os impactos sociais de sua atuação?. Em seguida, estar disposto a implementar os critérios da ESG em todos os aspectos, uma vez que, medidas isoladas, deslocadas da estratégia principal da companhia, não servem como base para caracterizar uma empresa como ESG. Aí, sim, construir uma estratégia.

Por fim, acredito que a ESG é uma pauta de extrema importância que deve ser discutida e implementada nas empresas, sendo, não uma tendência, mas sim, uma necessidade e realidade para a sobrevivência das empresas em âmbito global.  

Danilo Brito

CEO da Agência Quantico, Agência Digital, e Idealista da Startup Yuupe, ferramenta de Marketing

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