Ícone do site STG News

Everest Digital: Data center goiano é destaque em estudo de caso europeu

Divulgação

A Everest Digital conquistou reconhecimento internacional mais uma vez, ao inspirar um estudo de caso na Europa baseado em seu projeto de sustentabilidade e eficiência energética. A empresa goiana, que já recebeu prêmios em países como Espanha e México, é apontada como referência global em inteligência operacional e infraestrutura digital, consolidando o seu papel como pioneira em inovação tecnológica no Brasil.

O estudo de caso, realizado pela multinacional britânica EkkoSense destaca a Everest Digital como um projeto pioneiro no Brasil, com grande foco em sustentabilidade e eficiência energética. Através de sua parceria com a EkkoSense, a empresa brasileira alcançou a redução de até 28% no consumo energético com resfriamento, além de ganhos significativos em práticas ESG e previsibilidade operacional.

A parceria com a EkkoSense se mostrou essencial para transformar a Everest Digital em um modelo de data center sustentável e eficiente. Em um cenário de crescente demanda computacional, impulsionado por IA e workloads de alta densidade, a Everest investiu em tecnologia de ponta para enfrentar os desafios térmicos de forma proativa. A ferramenta EkkoSoft Critical, por exemplo, permite visibilidade total da operação, identificando zonas de super-resfriamento, otimizando a distribuição energética e prolongando a vida útil dos equipamentos.

O estudo de caso publicado na Europa destaca a Everest como uma referência de Data Center na América do Sul “construído para o futuro”, sendo capaz de oferecer uma infraestrutura resiliente e sustentável, tomar decisões orientadas por dados impulsionadas por IA e avançar em eficiência energética como um pilar central de inovação e competitividade.

“Hoje, operamos com excelência técnica, eficiência térmica e responsabilidade ambiental, um resultado direto da maturidade operacional que alcançamos com a EkkoSense. Mais do que uma ferramenta, a plataforma se tornou parte fundamental da nossa estratégia operacional, e nos permite entregar uma infraestrutura alinhada às demandas atuais e pronta para os desafios que virão”, frisa a head de Infraestrutura de Data Center (Facilities) da Everest Digital, Gisele Santos.

O sistema também oferece recursos como visualização térmica em 3D, monitoramento contínuo e ajustes em tempo real, simulações de expansão, relatórios ESG automatizados e análises preditivas baseadas em machine learning. Esses diferenciais tornaram possível uma maturidade operacional desde o primeiro dia de funcionamento, consolidando o compromisso da Everest com a responsabilidade ambiental e com uma governança transparente baseada em dados auditáveis.

Tecnologia EkkoSense no Data Center Everest Digital (Divulgação)

“Nosso parceiro EkkoSense tem sido um pilar fundamental da nossa estratégia desde o começo da operação. Hoje temos visibilidade térmica e energética completa em tempo real, tomamos decisões com base em inteligência artificial e dados e, acima de tudo, entregamos m data center mais eficiente e sustentável, alinhado aos nossos compromissos ESG. Esta é a base do futuro que queremos construir”, complementa Gisele Santos.

A preocupação com sustentabilidade é uma diretriz central da Everest Digital. A empresa defende uma atuação responsável, com tecnologias que diminuem o impacto ambiental e otimizam o consumo de recursos. A integração com a EkkoSense reforça essa estratégia, ao permitir um controle térmico preciso e adaptativo, alinhado aos princípios de eficiência energética, economia circular e transparência de dados.

O conceito de Data Center Verde, promovido pela Everest, se materializa em uma operação que adota práticas sustentáveis desde a concepção. Além da redução de emissões de carbono, há uso consciente de energia, minimização de desperdícios e maximização do ciclo de vida dos ativos. Tudo isso suportado por uma infraestrutura resiliente, segura e alinhada com as diretrizes internacionais mais exigentes de sustentabilidade.

A Everest Digital continua investindo em inovação e em parcerias estratégicas para garantir que sua infraestrutura não apenas acompanhe a evolução tecnológica, mas lidere esse movimento com responsabilidade ambiental. O destaque do estudo de caso a nível internacional é reflexo direto desse compromisso, e uma comprovação de que o futuro digital precisa ser verde.

____________

LEITORES ESTRATÉGICOS
Participem do canal STG NEWS – o portal de notícias sobre estratégia, negócios e carreira da Região Centro-Oeste: https://x.gd/O20wi

Sair da versão mobile