A Expo Fecomércio, feira de negócios que reúne expositores de diversos segmentos do comércio de bens, serviços e turismo, teve sua abertura na noite de quinta-feira (17) no Centro de Convenções de Goiânia. Em sua segunda edição, que segue até domingo (20), a feira conta com o dobro de espaço em relação ao ano anterior, ocupando dois pavilhões. O evento também abriga a Feira do Empreendedor do Sebrae Goiás e a 17ª Feira do Imóvel do SecoviGoiás.
O Senac Goiás, grande apoiador do evento, reuniu grandes nomes na Arena Missão Digital, espaço do Senac Infinite, unidade do Senac voltada para a formação de empreendedores, desenvolvedores e profissionais da tecnologia. Com o objetivo principal de contribuir com o debate de educação profissional tendo em vista o atual contexto e os desafios do mercado de trabalho, a unidade preparou várias palestras. Abrindo o primeiro dia de exposição, o evento contou com a presença do ex-jogador de vôlei Dante Amaral e do filósofo e escritor Luís Felipe Pondé.
Dante Amaral, ex-jogador de vôlei e campeão olímpico, conduziu a palestra “Ataque e defesa: habilidades de um profissional de alto desempenho” trazendo uma analogia entre o sistema de jogos e o muda de negócios. “Assim como no esporte, que é necessário ter habilidade de resolver um ponto em segundos, no meio empresarial, os profissionais precisam ter perspicácia e calma para lidar com os desafios advindos do mercado. Os empresários precisam transformar a vida dentro da empresa e, principalmente, transferir esse espírito para a equipe. Eu costumo falar que o jogador ganha o jogo, mas quem ganha o campeonato é o grupo. É essencial manter uma equipe estruturada se quiser chegar a ser uma empresa campeã”, afirma.
Para o filósofo e escritor, Luís Felipe Pondé, que palestrou sobre o tema “Construindo o empresário para o século 21”, a Expo Fecomércio é uma oportunidade para instituições de ensino, como o Senac Goiás, mostrarem seus trabalhos diante de uma educação defasada e que cobra no mercado de trabalho. “É extremamente importante trazer o viés de capacitação para um evento como este, porque a capacitação é formação e educação. Instituições de ensino, como o Senac, precisam trabalhar pesado em capacitação, porque tudo o que se espera do Governo, no Brasil, em relação a capacitação é jogar tempo fora”, pontua.
“O Sistema Sesc-Senac Goiás preparou inúmeras novidades de nossos cursos de qualificação e capacitação e de nossas unidades de hospedagem, lazer, entretenimento e cultura para o evento. Nossos sindicatos vão atualizar empreendedores e colaboradores sobre as inovações em seus segmentos. Além disso, as empresas do setor vão lançar novos produtos e serviços”, destaca Marcelo Baiocchi, presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac em Goiás e vice-presidente da Confederação Nacional de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Para o diretor regional do Sesc e Senac, Leopoldo Veiga Jardim, a Expo Fecomércio é uma oportunidade única para o Senac mostrar sua força na área da capacitação profissional e no uso tecnológico para transformar negócios. “A Arena Missão Digital é o espaço ideal para conectar conhecimento e inovação, promovendo o desenvolvimento de novas habilidades essenciais para o mercado atual para empreendedores, desenvolvedores, profissionais e alunos. Esperamos que o número do público supere o do ano passado”, disse.
Além de oferecer a Arena Missão Digital, o Senac Goiás também vai trazer aulas de show de Gastronomia e o Sesc show culturais, sendo que o fechamento fica por conta do grupo de samba Demônios da Garoa, no Bar da Expo, oferecendo ao público música boa e comida de boteco.
A Feira segue até domingo (20). A programação está disponível no site expofecomercio.com.br.
_______
LEITORES ESTRATÉGICOS
Participem do canal STG NEWS – o portal de notícias sobre estratégia, negócios e carreira da Região Centro-Oeste: https://x.gd/O20wi