A exposição fotográfica “Pluralidades”, organizada pela jornalista Francis Telles, será um dos destaques da Amarê Fashion – Semana da Moda Goiana, realização do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Goiás), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac Goiás) e Governo de Goiás, por proporcionando um espaço inédito de visibilidade para as mulheres negras empreendedoras. Além da moda, o objetivo é trazer inclusão, diversidade e fortalecimento da economia local.
Com o apoio da Lei de Incentivo à Cultura Paulo Gustavo da Prefeitura de Goiânia, a exposição é um marco na valorização do empreendedorismo feminino negro, reunindo 10 fotos de mulheres negras, sendo uma delas africana. Todos os registros são do fotógrafo Cássio Cardoso. O projeto utiliza roupas, acessórios e maquiagem de empreendedoras locais, sendo que todos envolvidos são negros.
“Um dos principais desafios enfrentados pelas mulheres negras como empreendedoras é conseguir espaços de visibilidade. A exposição ‘Pluralidades’ tem como objetivo dar visibilidade à beleza da mulher negra no mundo da moda, quebrando padrões únicos de beleza e destacando a pluralidade da mulher brasileira”, destaca Francis Telles.
O Sebrae Goiás, por meio do programa Plural, está envolvido na promoção do empreendedorismo como ferramenta de transformação social. Vera Lúcia Elias de Oliveira, gestora do programa, afirma que o objetivo é promover igualdade de oportunidades, diversidade e inclusão, ampliando os negócios liderados por grupos sub-representados na sociedade.
“O Sebrae Delas, por exemplo, busca aumentar a probabilidade de sucesso de ideias e negócios liderados por mulheres, valorizando suas competências e habilidades. Acreditamos que a inclusão produtiva das mulheres via o empreendedorismo favorece a melhoria dos aspectos sociais, educacionais e indicadores de saúde tanto das empreendedoras quanto de suas famílias”, explica Vera Lúcia.
As mulheres negras enfrentam inúmeros desafios para empreender, desde a maior carga de responsabilidade familiar até a dificuldade de acesso ao crédito. A exposição “Pluralidades” é um exemplo do que o Sebrae apoia, utilizando a visibilidade do Amarê Fashion para destacar essas empreendedoras.
“O público pode apoiar as iniciativas do empreendedorismo feminino e fortalecer o povo negro e as comunidades dando oportunidades financeiras e de espaço. A Amarê Fashion, ao oferecer espaço para uma exposição local feita por pessoas locais, promove cultura, igualdade e pluralidade”, conclui Francis Telles.
Sobre a Amarê Fashion
A Amarê Fashion – Semana da Moda Goiana, realização Sebrae Goiás, Senac Goiás e governo do estado, tem como propósito entregar a todos os atores do mercado da moda goiana os mais assertivos insigths e tendências para alavancarem seus negócios, seja para o empreendedor com mais experiência de mercado, seja para o novo empreendedor, seja para o estudante de moda, seja para o produtor de algodão, seja para o lado autêntico da moda autoral ou para o lado veloz do fast fashion. Em sua terceira edição, o evento contribui para o fortalecimento de Goiás, de suas riquezas, do seu povo, de sua cultura, e claro, da moda goiana.
_______
LEITORES ESTRATÉGICOS
Participem do canal STG NEWS – o portal de notícias sobre estratégia, negócios e carreira da Região Centro-Oeste: https://x.gd/O20wi