Ícone do site STG News

Fãs gastam mais em experiências imersivas e restaurantes temáticos conquistam público

Divulgação Assessoria

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a média mensal de investimento em cultura é de R$ 40,00 por pessoa no país. Entretanto, uma pesquisa dos institutos de estudos culturais e pesquisa comportamental Floatvibes e Monks revela que este valor pode se multiplicar por 5 quando refere-se a uma personalidade, conceito ou marca que admiramos.

Ainda de acordo com a pesquisa, 38% dos entrevistados se identificam como parte de grupos, cada um com seu próprio nome. A nível global, os Potterhead (fãs de Harry Potter) são um dos maiores fandoms da cultura literária e cinematográfica. Ano passado, a série criada por J. K. Rowling bateu a marca de 600 milhões de cópias vendidas, em 85 idiomas.

Sem limite etário, fãs da saga buscam cada vez mais viver experiências que os remetam a uma vida fantasiosa de aventuras tais quais as do protagonista, seja em eventos, parques ou mesmo restaurantes. No Vassoura Quebrada, rede de hamburguerias pioneira na temática de magia e bruxaria, a imaginação pode correr solta entre poções, elixires e comidas enfeitiçadas. Para o responsável pela expansão da marca, Antônio Augusto Ribeiro de Souza, dedicar-se a atender público tão exigente é o diferencial. “São pessoas que passaram a vida sonhando com este momento. Desde a primeira visão ao último detalhe que reparam ao sair, os olhos brilham e vemos o encanto deles pelo restaurante. Enxergar e preencher com qualidade esta lacuna de mercado foi o que tornou a rede negócio de sucesso”.

Criado na capital paulista em 2018, o Vassoura Quebrada chegou à quinta unidade no começo de 2024 em Goiânia, a primeira fora do estado de São Paulo. Nos shoppings Metrô Santa Cruz e Atrium, na Grande SP, os clientes encontram, ainda, parques de diversão, com brinquedos inspirados em histórias mágicas. Para o próximo ano, a expectativa do empresário é dobrar o número de lojas e atingir faturamento de R$ 25 milhões. “Uma década à frente do Johnny Rockets me mostrou o potencial de restaurantes ambientados, que fornecem ao consumidor gastronomia e entretenimento. Apenas no início de seu desenvolvimento, a rede temática é o futuro dos investidores do franchising de food service”.

Sobre o Vassoura Quebrada

O Vassoura Quebrada, rede de restaurantes pioneira na temática de bruxaria, nasceu em 2018, no bairro de Perdizes, em São Paulo. Proposta de sucesso entre fãs do universo mágico, as unidades contam com ambientes decorados por varinhas, vestes de bruxos, caldeirões, animais fantásticos e, claro, vassouras. Inspirado em feitiços, o cardápio traz sabores mágicos nos hambúrgueres e acompanhamentos. Entre os drinks, poções e elixires de diversas cores que simbolizam grupos de bruxos caracterizados por sua bravura, lealdade, sabedoria e astúcia. Há, ainda, deliciosos milkshakes apelidados de “cerveja espumosa”, em alusão a uma clássica bebida do bar fantástico. Atualmente, a rede possui cinco unidades, sendo quatro no estado de São Paulo, duas delas com parques de diversão acima dos 200 m², e uma em Goiás. Em outubro de 2024 passou a integrar a Antaris Foods Brands Franchising, holding especializada em franquias de gastronomia, responsável pela expansão nacional para 2025, com estimativa de 10 lojas e faturamento de R$ 25 milhões.

Sair da versão mobile