Ícone do site STG News

Ferrovia de Integração Centro-Oeste tem licença concedida pelo Ibama

(Imagem: Freepik)

Rondonópolis Empresas (MT) – Mais uma etapa para a construção da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico). O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) concedeu, na ultima terça-feira (29), a licença ambiental para as obras da Fico, entre os municípios de Mara Rosa (GO) e Água Boa (MT).

Com isso, Mato Grosso contará com a Ferrogrão que sairá de Lucas do Rio Verde e a Fico que nascerá no município. O contrato para início da construção será assinado em novembro, e as obras estão previstas para começar ano que vem, de Agua Boa até Goiás, depois se estenderá até Lucas.

A primeira fase que vai ligar o Vale do Araguaia a Ferrovia Norte Sul, de Água Boa, no Mato Grosso, até Mara Rosa, em Goiás, será um trecho de 383 quilômetros de trilhos. Em seguida a construção de 518 de Água Boa até Lucas do Rio Verde e uma última etapa de 740 quilômetros do norte mato-grossense até Vilhena (RO) acessando portos e escoando a produção para o exterior.

A ligação ferroviária vai propor uma opção logística eficiente para o escoamento da produção de grãos da região Centro Oeste, sobretudo de Mato Grosso – maior produtor nacional de grãos, em direção aos portos brasileiros de grande capacidade: Itaqui, no Maranhão, ou ao Porto de Santos, através da conexão com a Ferrovia Malha Paulista.

Dentre as demandas estabelecidas pelo Ibama contidas no Plano Básico Ambiental, está a inclusão de programas voltados para flora, fauna, gerenciamento de resíduos sólidos, monitoramento da qualidade da água, plantio compensatório e prevenção a queimadas, por exemplo.

Sair da versão mobile