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Festival Burger Time projeta venda de 32 mil lanches na Região Metropolitana de Goiânia

Crédito: ailha café e aconchego

A terceira edição do aclamado Festival Burger Time vem aí – os restaurantes e seus pratos (pit dogs e hambúrgueres) já estão selecionados, e agora a votação vai ser aberta de 16 de junho a 2 de julho. Uma das mais tradicionais competições do segmento promete movimentar o comércio de sanduíches na Região Metropolitana, com expectativa de venda de 32 mil lanches. O lançamento oficial do evento, que neste ano reúne 59 estabelecimentos, aconteceu nesta terça-feira (13), reunindo fornecedores, parceiros e apoiadores. O Sebrae Goiás é um dos apoiadores, e foi representado por Leonardo Araújo, Camilla Carvalho, Larissa Ribeiro, Camila Moreira e o diretor superintendente Antônio Carlos de Souza Lima Neto.

Atualmente, são mais de 1,6 mil estabelecimentos na capital e cerca de 3 mil em todo estado, que empregam mais de 40 mil pessoas, de acordo com o Sindicato dos Proprietários de Pit Dogs de Goiás (SindPitdog). Ademildo Pereira de Godoy, presidente da entidade e vice-presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Goiás (Fecomércio-GO), disse que o festival visa aumentar cada vez mais o padrão dos lanches e divulgar aqueles que são tradição na gastronomia goiana. “Queremos empresários mais fortes, mais capacitados e preparados para sermos os melhores do mundo. Recentemente fomos colocados na lista entre os melhores, mas queremos estar entre os primeiros, e temos condições para isso. Além de ter excelentes profissionais no estado, o lanche faz parte da nossa história”, diz. Ele conta que a atividade foi aprovada como essencial em Goiânia e quer ir além. “Estamos pleiteando junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) que os Pit Dogs de Goiás sejam patrimônio cultural brasileiro, e temos o apoio da UFG no projeto”, afirma.

Para analista do Sebrae Goiás Camilla Carvalho, festivais como esse estimulam empreendedores à capacitação. “Eles começam a acessar novos mercados, nova clientela e se permitem ser avaliados não só por clientes, mas também por avaliadores profissionais, e passam a refletir como está seu negócio em vários aspectos”, explica. Nesse momento, segundo ela, os empreendedores avaliam não só o sabor dos alimentos e a higiene, mas todo o processo produtivo, a capacidade de produção e a gestão financeira, entre outros. “Tudo isso desperta a necessidade de capacitação não só para colaboradores, mas para os empresários, que precisam conhecer de perto todas as fases do negócio – por exemplo, entender como o marketing pode impactar positivamente o empreendimento”, explica.

O Festival Burger Time promove o intercâmbio entre a tradição dos “Pit Dogs”, Patrimônio Cultural de Goiás, de Goiânia e de Aparecida de Goiânia, com as hamburguerias gourmet. O objetivo do evento é escolher o melhor pit dog e o melhor hambúrguer, além de fomentar e apoiar os estabelecimentos participantes. A escolha dos participantes – hamburguerias, pit dogs, restaurantes e bares – já foi feita, e o público e um corpo de jurados poderão visitar os locais, degustar o lanche criado exclusivamente para o festival e votar, de acordo com duas categorias: hamburgueria e pit dogs. As votações podem ser feitas acessando o site da premiação (www.festivalburgertime.com.br) – os estabelecimentos terão displays com QR Codes para acesso direto via smartphones.

Serão premiados e reconhecidos os três primeiros colocados de cada categoria, resultando na eleição do melhor hambúrguer e do melhor pit dog de Goiás. O anúncio dos vencedores ocorrerá em solenidade prevista para o mês de julho.

Na última edição, em 2022, participaram 48 estabelecimentos de Goiânia e Aparecida. Durante o evento, foram comercializados 31.289 hambúrgueres e sanduíches, número recorde em relação à primeira edição (que ocorreu em 2019, antes da pandemia da Covid-19), quando foi registrada a venda de 20 mil lanches por meio de 40 estabelecimentos participantes.

A realização do Festival Burger Time é da Fecomércio-GO, do Senac Goiás e do Sindpitdog, com apoio da Prefeitura de Goiânia, Sebrae Goiás e diversos outros parceiros.

Hambúguer com amor

Uma das empresas presentes e que vai participar é a Santa Comedoria Cozinha Criativa, que teve início há sete anos com uma história de amor. Maria Clara Mendonça Pimentel e Youssef Najar Jorge fizeram o curso de gastronomia juntos. Maria, de família mineira, e Youssef, descendente de árabes, juntaram sentimento e negócio que deu certo. Antes ela trabalhava com eventos e ele, com consultorias. Mas os goianos decidiram empreender juntos e a Santa Comedoria, que funciona no Setor Goiânia 2, região norte da capital, trabalha, segundo a sócia Maria Clara, com uma construção de sabores.

A proposta inicial era trabalhar com Food Truck, mas logo perceberam que seria necessária uma cozinha de apoio e o food ser apenas uma cozinha de finalização e entrega. “Mas queríamos algo em que tivéssemos liberdade e usar de nossa experiência como chef de cozinha para fazer diferente”, conta a sócia. Como a regulamentação para food truck no Brasil não permitiria ser itinerante do jeito que imaginavam, os empreendedores resolveram se fixar em uma casa com um quintal, com apoio da família.

“Fomos a primeira hamburgueria artesanal da região norte da cidade, a primeira em um quintal em Goiânia e abrimos caminho para muitas outras”, orgulha-se Maria Clara. Mas a trajetória não foi fácil. Segundo ela, o conhecimento dos dois, a força de vontade e o ‘feelling’ (sentimento) de que ia dar certo contribuíram muito para o destaque que a Santa Comedoria possui atualmente. Os dois criaram um cardápio diferenciado, com sabores contemporâneos e são fiéis à proposta que definiram desde o início da empresa. “Temos clientes que frequentam a casa pelo menos uma vez por semana desde o início. Ficamos impressionados e com a certeza de que nossa escolha tem dado certo”, comemora.

Em relação à terceira edição do Festival Burger Time, a expectativa é bem positiva. “O evento é bem-organizado, já estamos com uma troca vantajosa entre os parceiros e colegas de trabalho. Muitas pessoas devem conhecer a Santa Comedoria e assim o marketing vai além do digital, passa a ser boca a boca também e estamos muito felizes em participar”, diz.

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