Ícone do site STG News

Fica 2023 leva mais de 45 mil pessoas a Goiás

Crédito: Cidinha Tôrres e Rafael Lima

A 24ª edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) movimentou toda a cadeia produtiva da cultura goiana. O evento, realizado entre 13 e 18 de junho na Cidade de Goiás, trouxe uma programação diversificada e levou mais de 45 mil pessoas ao município, segundo dados da Polícia Militar local.

“Tudo foi produzido com muito carinho e responsabilidade para que o resultado fosse esse: um sucesso de público com pessoas participando das sessões de cinema, oficinas e shows. Tudo isso contribui para o crescimento do turismo e da economia da cidade, além de fomentar toda a cadeia produtiva da cultura goiana”, comemora a secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes.

O investimento do Governo de Goiás no evento foi de mais de R$ 5 milhões, valor esse que retornou para a cidade de Goiás com a movimentação de turistas durante o festival.

A reitora da Universidade Federal de Goiás (UFG), Angelita Pereira de Lima, também faz avaliação bastante positiva da 24ª edição do festival: “O Fica foi muito elogiado pela qualidade artística, pela sensibilidade, estética e a qualidade política no sentido de participação. Foi um Fica construído a partir de diálogos, e isso se dá porque a Universidade colocou à disposição sua expertise, a produção de conhecimento, a produção artística e seus melhores quadros para pensar, desenhar e executar esse festival. A participação muito exitosa da Fundação RTVE também teve papel fundamental no processo executivo.”

“O Fica é uma vitrine da nossa cidade para o Brasil e para o mundo e isso tem um reflexo muito importante, pois quem vem de outros estados e até de outros países para participar do Fica acaba repercutindo a experiência que viveu aqui”, destaca o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico da cidade de Goiás, Rodrigo Borges Santana.

O festival trouxe esse ano a discussão dos biomas Cerrado e Amazônia com uma programação variada com a exibição de 54 filmes da mostra competitiva e sessões especiais, programação cultural e formativa diversificada, homenagens e apresentações artísticas locais e regionais, além de grandes shows musicais, como Maria Rita, Gabriel o Pensador e Roberto Menescal e Wanda Sá acompanhados da Orquestra Filarmônica de Goiás, na Praça de Eventos.

A empresária de Goiânia Julia Pinheiro viajou para a cidade na sexta-feira, em companhia do marido e da mãe. Ela assistiu aos shows de Maria Rita e Gabriel, o Pensador, além de ter participado de debates e manifestações culturais. “Participamos de várias atividades durante o festival. A cidade estava com um astral maravilhoso”, conta. “Foi muito gratificante também o painel com o João Moreira Salles, no sábado”, destacou.

Para Vânia Lima, do grupo Têm Dendê, que veio de Salvador para participar como júri da Mostra Washington Novaes, o Fica foi um dos eventos do cinema em que mais sentiu conexão com a agenda e a proposta de refletir sobre um audiovisual que pensa no futuro e na questão ambiental.

“Sai muito maior do que entrei. Minha cosmovisão do que faço e do que produzo foi ampliada e alargada com a participação no Fica. Fiquei muito entusiasmada também de ver a universidade tão próxima do evento, com a participação de professores e estudantes. Percebi essa conexão que nós temos com os novos entrantes do audiovisual brasileiro. Estou muito feliz em ter participado desse evento. Em especial dessa edição de retomada”, analisa.

A Universidade Estadual de Goiás também esteve presente nesta edição com a Tenda Multiétnica, a 12ª Semana de Cinema Audiovisual e o 2º Encontro das Escolas de Cinema do Brasil Central. A programação contemplou vários painéis, conferências, mesas e homenagens.

Streaming

Outra novidade do Fica 2023 foi o lançamento do Fica TV, que é um aplicativo de streaming que possibilita a qualquer pessoa do mundo assistir aos filmes das mostras competitivas do festival gratuitamente. A plataforma está disponível nas lojas Apple Store e Google Play, além do endereço eletrônico ficatv.com.br.

Durante o festival, cinéfilos do mundo inteiro puderam assistir aos filmes das mostras e fazer a votação deles na plataforma. O resultado da votação premiou o longa Adrian Cowell, 50 anos no Brasil, de Vicente Rios, com o troféu Luiz Gonzaga Soares – Prêmio do Júri Popular.

Sobre o Fica

A 24ª edição do Fica é uma realização do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), com correalização da Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio da Fundação Rádio e Televisão Educativa (Fundação RTVE). O evento também contou com a parceria da Secretaria de Estado da Retomada, Goiás Social, Universidade Estadual de Goiás (UEG), Instituto Federal de Goiás (UFG), Serviço Social do Comércio (Sesc), Prefeitura da Cidade de Goiás e Saneago.

Sair da versão mobile