Quem decide investir numa franquia busca transferência de know-how: a franqueadora, obrigatoriamente, deve ensinar o franqueado os segredos de seu negócio, que vão desde a parte operacional até a captação de clientes e a fidelização deles. Mas não é só isso: a parceria entre franqueador e franqueado precisa ser sustentada pela ajuda mútua, que manterá a marca forte diante da concorrência, desejável aos olhos do consumidor e inovadora para sobreviver por muitos anos.
E como o futuro franqueado sabe que uma marca será sua parceira em todos os momentos – e não apenas na hora da venda da franquia? “Uma boa forma é prestando atenção em pontos como a presença de franqueados com mais de uma unidade da marca (multifranqueados), apoio dado pela franqueadora desde o começo da relação, acesso fácil aos profissionais da franqueadora e a forma como ela resolve problemas – que pode ser observado até mesmo conversando com franqueados da rede. É claro que o franqueado também precisará fazer o seu papel, participando ativamente das atividades propostas, como treinamentos e convenções, por exemplo”, diz Melitha Novoa Prado (foto), advogada especializada em franchising, com 35 anos de experiência no setor, sócia do Novoa Prado & Kurita Advogados.
Marcas que se propõem a auxiliar o investidor desde o princípio do relacionamento também demonstram interesse em seu sucesso. A forma como selecionam seus franqueados, negociam a venda da franquia, realizam o suporte na implantação da unidade franqueada e a transferência de know-how contam a favor delas.
“Nós temos 22 anos de mercado e uma expansão tradicional, consistente, com bons parceiros. Escolhemos bem quem estará conosco porque nossa ideia é que todos ganhem e os franqueados tenham lojas sólidas”, explica Roberto Kalaes, sócio-franqueador da Dr. Shape, franqueadora na área de suplementos alimentares e artigos esportivos.
Existem, ainda, marcas que se propõem a criar alternativas para otimizar os pontos comerciais, dando ao franqueado a opção de ter mais de um negócio no mesmo local. É o caso da Mineiro Delivery, que está no mercado desde 2012. “Nosso franqueado pode atuar como uma dark kitchen, oferecendo mais de um tipo de comida ao mesmo público e ampliando seus ganhos”, esclarece Dhionatan Paulino, sócio-franqueador.
E, se a ideia é ter multifranqueados, as marcas ainda facilitam que eles tenham novas unidades. Na rede Doutor Hérnia, que desde 2013, a rede de clínicas de fisioterapia especializada em reabilitação de coluna vertebral e tratamento de hérnia de disco quer expandir o número de unidades franqueadas, mas com cautela. “Certamente, a ideia é termos franqueados alinhados com nossa filosofia de trabalho e, ao encontrarmos esse perfil, facilitaremos a entrada dessas pessoas na rede”, explica Laudelino Risso, sócio-franqueador.
Por fim, Patrícia Lira, que tem oito lojas próprias da Norah Acessórios e iniciou neste ano o processo de expansão da marca, diz que o suporte ao franqueado é a extensão do que proporciona sucesso à rede própria. “Não dá para fazer diferente em uma unidade franqueada do que se faz numa loja própria, porque a marca é uma só. Precisamos do sucesso de todos para crescer”, diz ela.
As franqueadoras Dr. Shape, Mineiro Delivery, Doutor Hérnia e Norah Acessórios criaram condições especiais para novos franqueados. Cada uma delas pensou uma forma de apoiar os empreendedores que decidem investir em suas marcas e disponibilizou as seguintes condições:
Dr. Shape – A Dr. Shape é a maior rede de franquias de suplementos alimentares e artigos esportivos do Brasil, com 70 lojas. Possui dois formatos de negócios: Dr. Shape Express (varejo de suplementos e artigos esportivos), com taxa de franquia de R$ 57 mil, e Dr. Shape Viva na Medida (loja com clínica de emagrecimento), com taxa de franquia de R$ 58 mil. Para viabilizar novas lojas, a Dr. Shape parcelará a taxa de franquia em até dez vezes, com entrada de 20% do valor.
Investimento inicial: Dr. Shape Express: R$ 250 mil, com taxa de franquia e estoque inicial. Dr. Shape Viva na Medida: R$ 350 mil, com taxa de franquia, estoque inicial e equipamentos para a clínica estética e de emagrecimento.
Faturamento médio mensal: De 70 mil a R$ 100 mil
Prazo de retorno: 18 a 36 meses
Mineiro Delivery – A Mineiro Delivery é uma rede de comida brasileira na caixinha. Atuando exclusivamente com o sistema de entregas (delivery), a marca consegue otimizar sua operação a partir de uma dark kitchen, ou seja, na mesma cozinha ele poderá implantar mais marcas do mesmo grupo, ampliando seus resultados de vendas: O Tropeiro, SandubUai e Casa di Itália. Para viabilizar novas lojas, a Mineiro Delivery parcelará em dez vezes a taxa de franquia para novos franqueados. O valor da taxa é de R$ 35 mil para implantação da marca Mineiro Delivery ou R$ 55 mil para a dark kitchen, com outras marcas além dessa.
Investimento inicial: a partir de R$ 130 mil, com taxa de franquia, equipamentos e instalações.
Faturamento médio mensal: R$ 90 mil
Prazo de retorno: Entre 18 e 24 meses
Doutor Hérnia – Rede de clínicas especializadas no tratamento de coluna vertebral e não-cirúrgico de hérnia de disco, com 170 unidades franqueadas pelo Brasil. O franqueado não precisa ser um fisioterapeuta para atuar na franquia, podendo ser gestor da unidade e atuar como captador comercial, inclusive à distância. Mais da metade da rede é multifranqueada, gerindo suas unidades com apoio de equipe bem treinada. Tem metodologia exclusiva, com uso de equipamentos que permitem a padronização do tratamento de reabilitação do paciente. Para propiciar a abertura de novas lojas, a Doutor Hérnia parcela a taxa de franquia, no valor de R$ 90 mil, em cinco parcelas.
Investimento inicial: R$ 130 mil, com taxa de franquia, equipamentos e instalações.
Faturamento médio mensal: R$ 60 mil, com lucratividade de 50%
Prazo de retorno: Entre 7 e 9 meses
Norah Acessórios – Rede pernambucana de bijuterias e acessórios que tem como diferencial o valor acessível das peças ofertadas, que são repostas semanalmente, levando sempre novidades ao consumidor. Para propiciar a instalação de novas lojas, a franqueadora tem dois diferenciais: a otimização do investimento em microfranquia de quiosques e o excelente relacionamento com os shoppings, que permite que a negociação de pontos e aluguéis se dê de maneira facilitada.
Investimento inicial: R$ 96 mil (microfranquia de quiosque), com taxa de franquia, instalações e estoque inicial.
Faturamento médio mensal: Entre R$ 80 mil e R$ 100 mil
Prazo de retorno: Até 12 meses
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