Ícone do site STG News

Fundador da XP diz que cenário econômico atrai investidor de MS ao mercado financeiro

Fundador e presidente da XP Investimentos, Guilherme Benchimol (Foto: Divulgação)

Campo Grande Empresas (MS) – Fundador e presidente da XP Investimentos, Guilherme Benchimol, que é considerado um dos maiores cases de sucesso no ramo de investimentos do Brasil, credita ao atual cenário econômico o crescente interesse dos investidores sul-mato-grossenses pelo mercado financeiro.

“O cenário econômico atual fez com que o interesse do investidor do Estado crescesse. Por muitos anos, o investidor sul-mato-grossense focou nos ativos mais tradicionais, como imóveis, comércio e agronegócio, mas, devido ao atual momento da liquidez, o mercado financeiro é uma boa alternativa de diversificação de investimento”, declarou durante visita a Campo Grande (MS).

Guilherme Benchimol acrescenta que a XP Investimentos e os seus escritórios parceiros no Estado oferecem aos investidores locais uma plataforma completa de produtos e serviços. “Esse é o nosso principal diferencial, pois temos como meta de vida fazer com que o investidor invista melhor. Por mais incrível que possa parecer, ainda temos muitos milionários que aplicam na poupança e isso não faz sentido. A XP Investimentos se diferencia também porque acompanha de perto o NPS (Net Promoter Score), que tem como principal objetivo medir o grau de satisfação dos clientes. Nossa meta não é ganhar dinheiro a qualquer custo, mas oferecer aos nossos clientes os melhores produtos e serviços disponíveis no mercado financeiro, que, acreditamos, são atualmente o melhor lugar para diversificar os investimentos”, pontuou.

Um dos sócios da XP Investimentos, Caio Tuca, que é ligado à área de gerência estratégica de negócios da corretora e veio acompanhando Guilherme Benchimol, reforça que cada vez mais investidores de Mato Grosso do Sul procuram os assessores e escritórios parceiros.

“O Estado é um dos que mais crescem no Brasil em termos proporcionais, com oportunidades significativas para captação de clientes. Mato Grosso do Sul é uma praça ainda com uma vocação agro muito forte, mas percebemos que, cada vez mais, o interesse dos investidores locais por outras alternativas para aplicarem seus recursos, eles querem uma diversificação de investimentos”, relatou.

Caio Tuca ressalta que, olhando dentro de todos os outros Estados, Mato Grosso do Sul tem um dos maiores potenciais de crescimento nos próximos anos em razão da busca por diversificação de investimentos por parte dos investidores locais. “Respeitando o perfil do investidor local, os nossos assessores estão preparados para montar uma opção que vai ao encontro do desejo do cliente. O que a gente observou com a queda na taxa básica de juros foi um maior interesse por parte do investidor para entender melhor as alternativas de investimentos disponíveis. Pela primeira vez na história, o ganho real foi negativo e isso fez com que vários investidores buscassem outras formas de investimentos, sempre respeitando o perfil desse investidor”, explicou.

Para os próximos anos, o gerente estratégico de negócios da XP Investimentos ressalta que os clientes que investem em ativos locais olharão cada vez mais para investimentos alternativos e também para a diversificação global.

“Trata-se de fundos de Private Equity (Capital Privado ou Participação Privada), uma modalidade que surgiu nos Estados Unidos na década de 80 e consiste em um investimento feito de maneira privada em uma empresa de capital fechado, ou seja, que não tem ações listadas na bolsa de valores e apresenta um grande potencial de crescimento ou de recuperação. O mercado local também flexibilizou a alocação em ativos globais através de veículos locais, nossa plataforma de fundos está repleta de alternativas que possibilitam os investidores locais a acessarem os melhores gestores do mundo”, disse.

Quando se olha para a frente, o investimento global é uma tendência que a gente tem observado e tem possibilitado o acesso dos nossos clientes a esses investimentos alternativos”, pontuou Caio Tuca, completando que a XP tem observado um apetite maior dos investidores por investimentos globais e também alternativos.

Rio Negro Investimentos

Hoje, a Região Centro-Oeste tem mais de 20 escritórios e cerca de 300 assessores de investimentos associados, entre eles, a Rio Negro Investimentos, que recebeu a visita dos fundadores da XP Investimentos.

Esse escritório conquistou no ano passado o Selo S20 concedido pela XP Investimentos no Brazil Advisor Awards, prêmio que reconhece os melhores escritórios e assessores de investimentos credenciados à rede, e, neste ano, a empresa campo-grandense, cujos sócios fundadores são Lucas Goulart e João Soares, voltou a ser premiada, sendo eleita o melhor escritório Centro-Oeste com até 2 anos de funcionamento e cujo troféu foi entregue pelo próprio Guilherme Benchimol durante essa visita a Campo Grande.

Segundo Lucas Goulart, atualmente, o perfil do investidor de Mato Grosso do Sul é bastante diversificado. “A gente percebe que temos profissionais liberais, empresários de diferentes idades e produtores rurais, então, os investidores do Estado não são mais compostos somente por pessoas ligadas ao agronegócio. Por isso, a Rio Negro tem contribuído com esses investidores, atuando como uma educadora financeira e, assim, fazemos com que mais pessoas se tornem investidores, pois o nosso grande trabalho é ajudar as pessoas a investirem melhor de acordo com o perfil delas, da necessidade e do objetivo, seja pessoal física ou pessoa jurídica. Nós trazemos sugestões e soluções que estão disponíveis no mercado financeiro e nos propomos a ajudá-las a investirem melhor ou utilizar todas as ferramentas disponíveis no mercado financeiro para o seu dia a dia”, garantiu.

O sócio fundador da Rio Negro Investimentos ressalta que os prêmios conquistados nos últimos dois anos podem ser creditados aos clientes.

“A avaliação dos clientes sobre o nosso trabalho nos permitiu chegar até aqui. Esses prêmios deixam toda a equipe motivada e ficamos felizes que o nosso cliente está sendo impactado positivamente e entendendo o que nos propomos a fazer. Isso é o mais importante, pois sabemos que o cliente está sendo atendido da maneira como deveria. A nossa nota no NPS (Net Promoter Score), que tem como principal objetivo medir o grau de satisfação dos clientes, é de 98,9, ou seja, a 7ª maior nota do último trimestre da XP Investimentos”, lembrou.

Lucas Goulart também credita esse sucesso ao trabalho da equipe da Rio Negro. “Com o tempo, o nosso escritório foi se reestruturando para ter uma equipe completa com especialistas em cada área, que juntos podem fornecer e trazer uma solução completa para o investidor local, seja uma solução de crédito, de câmbio, de seguro, tanto para pessoa física, quanto para pessoa jurídica. É importante citar que a gente credita parte desse sucesso à estrutura que nós criamos, especialistas obstinados em encantar o cliente que a gente atende”, afirmou, completando que hoje tem um time de 15 pessoas, sendo parte na matriz em Campo Grande e parte no Sul do Estado, na filial de Dourados.

O proprietário da Rio Negro Investimentos completa que outra vertical da empresa é a Rio Negro Private, que atende clientes de alta renda que buscam serviços específicos como soluções offshore, planejamento patrimonial e sucessório e, neste segmento, os clientes são atendidos por uma assessoria sênior e contam também com uma mesa de renda variável exclusiva.

“Desde a nossa inauguração este foi o segmento em que vimos a maior oportunidade. Em toda a nossa região é comum clientes de alta renda serem esquecidos pelos grandes bancos. Pensando nisso, criamos uma empresa voltada a atender estas pessoas e companhias que buscam soluções sofisticadas e um atendimento exclusivo”, finalizou.

Sair da versão mobile