A Argentina se mantém como um dos principais destinos das exportações brasileiras e atrai empresas do Brasil interessadas em expandir para o mercado latino-americano. Segundo dados oficiais da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Secex/Mdic) compilados pela DatamarNews, plataforma especialista em análises e ferramentas de inteligência de mercado, em 2025, as exportações do Brasil para o País cresceram mais de 50%, revelando uma retomada significativa do comércio. Neste cenário, empresas de tecnologia, como a plataforma de gestão comercial goiana SuasVendas, despontam como exemplos desse movimento.
A empresa adotou uma estratégia ousada de expansão internacional, tornando-se uma das primeiras plataformas brasileiras a atuar no mercado argentino com foco em farmácias e pequenos comércios. Sediada em Goiânia, o SuasVendas iniciou sua internacionalização em 2019, atraída pelo potencial do mercado argentino, onde o setor enfrentava desafios relacionados à gestão manual de processos, organização operacional e acesso a soluções de CRM eficientes.
Um ponto importante desse movimento é o fato de que a Argentina é o terceiro principal parceiro comercial do Brasil, atrás apenas da China e dos Estados Unidos. Ambos os países são membros fundadores do Mercosul, o que facilita acordos de livre comércio e redução de tarifas. “Para vencer os desafios de forma estratégica estabelecemos uma parceria com a Zetti Ingeniería en Sistemas S.R.L., sediada em Buenos Aires para garantir uma presença física e suporte em espanhol. Além disso, promovemos adaptações tecnológicas e comerciais: desde a tradução da plataforma e dos fluxos operacionais até a integração com recursos fiscais e convênios locais, incluindo planos de saúde e indústria farmacêutica”, diz o CTO do SuasVendas, Pedro Felix.
A empresa adota um modelo 100% digital, baseado em software como Serviço (SaaS), o que permite uma implantação ágil e com excelente custo-benefício. A solução brasileira também se destaca pela simplicidade, acessibilidade e adaptação à realidade local, uma vez que grande parte das plataformas internacionais é cara e desenhada para grandes corporações.
Além disso, a inteligência artificial SilvIA, integrada à plataforma, contribui para automatizar processos, personalizar atendimentos e gerar insights para tomada de decisão, agregando ainda mais valor à operação dos clientes na Argentina. De acordo com estudos da Fundação Dom Cabral, mais da metade das empresas brasileiras internacionalizadas têm sede na região Sudeste, com destaque para São Paulo, e 40% estão na região Sul.
“A expansão do SuasVendas, com sede em Goiás, foge do padrão e aponta para uma descentralização promissora. Hoje já atendemos dezenas de clientes no País, representando centenas de usuários ativos. Desde a chegada, observamos crescimento mensal consistente, com taxa superior à média brasileira nos primeiros meses”, acrescenta o CEO da plataforma, Vitor Nogueira.
Empresas que fogem dos polos tradicionais já bem-vistos na Argentina como automóveis, autopeças e outros produtos manufaturados, também podem liderar processos de internacionalização, fomentando inovação regional e reposicionando o Brasil no mercado latino-americano com uma abordagem mais diversa e representativa.
O CEO da plataforma, Vitor Nogueira, e o CTO, Pedro Felix (Divulgação)
Vale ressaltar que o SuasVendas também já está com atuação em Portugal e possui infraestrutura para atender clientes de forma remota em qualquer país. Mas os planos de expansão continuam: “A meta é consolidar a presença na América Latina e em países estratégicos da Europa, com investimento em suporte multilíngue, novas integrações fiscais e tecnologia ainda mais adaptável aos diferentes mercados”, finaliza Felix.
Sobre o SuasVendas
Fundado em 2008, o SuasVendas é uma plataforma digital especializada em gestão comercial e empresarial, desenvolvida para atender representantes comerciais, vendedores externos, empreendedores, indústrias, distribuidores e empresas de diversos portes. Com sede em Goiás, a solução oferece funcionalidades que integram vendas, controle financeiro, CRM e e-commerce B2B. Com mais de 30 mil usuários ativos e 3.200 clientes, a plataforma atua em todo o território nacional e mantém operações internacionais, com presença efetiva na Argentina.
____________
LEITORES ESTRATÉGICOS
Participem do canal STG NEWS – o portal de notícias sobre estratégia, negócios e carreira da Região Centro-Oeste: https://x.gd/O20wi