Ícone do site STG News

Goiânia Mostra Curtas celebra 20 anos de história em 2021

(Crédito da imagem: Divulgação)

Goiânia Empresas (GO) – Está chegando mais uma Goiânia Mostra Curtas. A 20ª edição do festival será realizada de 23 a 28 de novembro, de forma online, por causa das restrições impostas pela pandemia de Covid-19 e da ausência de investimento e políticas públicas destinadas à cultura. Em 2021, o festival de cinema, que foi o primeiro a ser realizado na capital goiana, celebra os seus 20 anos de história. Será uma edição comemorativa, virtual e gratuita.

“Nessa perspectiva, com as restrições sanitárias e a falta de incentivos financeiros, através de editais e leis de incentivo para a cultura, dos governos municipal, estadual e federal, a mostra precisou passar por mudanças este ano e, por isso, será realizada totalmente online, de forma mais enxuta e reduzida, sem mostras competitivas, mas não menos especial. Excepcionalmente será no mês de novembro, e esperamos futuramente manter a tradicional data em outubro”, ressalta a diretora-geral e produtora da Goiânia Mostra Curtas, Maria Abdalla.

Com uma trajetória de lutas, conquistas, aprendizados, formação, capacitação, difusão e de fomento à produção de filmes, a Goiânia Mostra Curtas se tornou um dos mais expressivos no circuito de festivais de cinema de curta-metragem do Brasil. Segundo Abdalla, é esse foco na democratização do acesso ao audiovisual, da qualificação profissional, estímulo à produção, e formação de plateias para o cinema nacional que tornou o festival o que é atualmente.

“Seguimos na missão de contribuir para o desenvolvimento e crescimento do audiovisual no Centro-Oeste e no Brasil, buscando sempre a valorização da regionalidade como linguagem e colocando em evidência a diversidade cultural brasileira no fortalecimento de uma sociedade tolerante, solidária e cidadã”, afirma.

Programação

Totalmente gratuita, a programação trará a exibição dos Filmes Premiados da Curta Mostra Brasil e da Curta Mostra Goiás durante os 20 anos de Goiânia Mostra Curtas, com curadoria de Maria Abdalla; a 19ª Mostrinha – Filmes Premiados pelo Júri Popular Infantil, com curadoria também de Maria Abdalla.

Já a Curta Mostra Brasil – Os Caminhos do Brasil, com 20 filmes de 2020 e 2021, apresenta um período em que as produções se tornaram mais difíceis, mas também que trouxe curiosas descobertas. Os registros desse tempo que marcou a todos são surpreendentes, assim como o encanto dessas histórias que os filmes contam. A seleção apresenta um equilíbrio entre o número de realizadores mulheres e homens.  A curadoria é de Beth Sá Freire, diretora do Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo.

A Curta Mostra Especial traz o tema “Nós somos a guerra!” e curadoria de Kênia Freitas, pesquisadora e crítica de cinema. Será formada por curta-metragens brasileiros feitos entre 1968 e 2021, produzidos em diversas regiões e abordando realidades étnicas, sociais, e culturais de enfrentamento face às opressões. Os filmes estão divididos em dois programas: “Dissonâncias e Ecos Subterrâneos” e “Corpos em Transe e em Colisões”. O primeiro concentra narrativas especulativas e delirantes, que ora sussurram e ora gritam as táticas de resistência e contra-ataque utilizadas frente à distopia brasileira. No segundo, os corpos e corpas são colocados na linha de frente das lutas – em performance e/ou protestos, o corpo se choca, explode, perturba e confronta.

Além dos filmes, a Curta Mostra Especial terá o debate “Coletivo, anarco, marginal: alianças e conspirações partilhadas nos cinemas em guerra”. A mediadora é Kênia Freitas, com os convidados Gilmar Galache (Ascuri Brasil), Lorran Dias (Anarca Filmes), Liv Costa e Sunny Maia, Esaque Mendes e Nikson Junior (Cine Leblon).

O debate acontecerá através do canal do Icumam no YouTube. Já a exibição online das mostras será através da plataforma InnSaei.TV. Em breve, a lista de filmes será divulgada no site da Goiânia Mostra Curtas. O festival terá uma homenageada especial. A programação inclui ainda debates, palestra, bate-papo, oficina e aula, pocket show, entre outras atividades. As inscrições para as atividades formativas online gratuitas e mais informações do evento estão disponíveis em www.goianiamostracurtas.com.br.

Na parte de formação, as atividades estão com inscrições abertas de 26 de outubro (terça-feira) a 15 de novembro. Uma delas será a oficina com o diretor Cristiano Burlan. Com o tema “Narrativas Documentais”, a proposta é uma reflexão sobre os meios e modos de produção e realização do documentário no Brasil, buscando compreender se existe uma distinção entre documentário e ficção.

Silvia Cruz, fundadora da Vitrine Filmes, que atua na distribuição de filmes independentes brasileiros, estará à frente da aula sobre “Distribuição cinematográfica e mercado audiovisual brasileiro”. Entre os assuntos abordados, está o cenário audiovisual brasileiro nas suas batalhas e conquistas dos últimos anos, além de possíveis modelos de negócio dentro do cenário social e econômico atual.

20 Anos

A arte do cartaz e a identidade visual da 20ª Goiânia Mostra Curtas são de autoria de Félix Perini e Ro Ro Brasil, artistas e designers que buscaram retratar como, de forma digital e completando 20 anos, o festival se reinventa na busca do possível, efeito e necessário. A vigésima edição manifesta visualmente o fazer em meio à crise. Conceitualmente, experimenta as várias camadas capturadas pela percepção dos fragmentos, no ato impulsivo de seguir em frente. Formas nunca compostas antes constroem a linguagem que busca suprir o sensorial. As texturas carregam nostalgia e mostram o calor do presente possível.

A arte do cartaz e a identidade visual da 20ª Goiânia Mostra Curtas são de autoria de Félix Perini e Ro Ro Brasil (Divulgação)

Ao longo dos anos, a Goiânia Mostra Curtas desenvolveu cartazes evidenciando o trabalho de artistas e ilustradores goianos, com a arte representando mensagens associadas ao momento, à cultura e ao audiovisual. A exposição virtual, com cartazes desde a 1ª edição, está disponível para visualização através do site da GMC.

De 2001 para cá, cerca de 290 mil pessoas participaram do evento e mais de 2 mil filmes foram exibidos. O festival também realizou 68 oficinas, 17 painéis, 48 debates, 58 encontros, e teve 105 homenageados. E nas últimas edições inovou com a Feira Audiovisual, contendo atividades de capacitação e formação no mercado audiovisual.

A programação sempre traz mostras permanentes: Curta Mostra, Brasil Curta Mostra Animação, Curta Mostra Goiás, e Mostrinha. Todas essas mostras são livres, sem um tema específico, assim como o festival como um todo, abraçando todos os gêneros, formatos e pautas. E a cada ano também apresenta a Curta Mostra Especial, com uma temática específica.

20ª GMC

A Goiânia Mostra Curtas é um festival que acontece desde 2001, idealizado pelo Icumam Cultural e Instituto. Em 2021, na 20ª edição, tem apoio de Unimed Goiânia, InnSaei.Tv e Projeto Paradiso; promoção Tv Anhanguera | Executiva FM | O Popular, Sesc TV SP e Canal Brasil; co-realização Sesc Goiás; e realização Icumam, Secretaria Especial da Cultura | Ministério do Turismo | Governo Federal.

Sair da versão mobile