Segundo dados da Brain Inteligência Estratégica divulgados em julho, Goiânia está entre as dez capitais brasileiras que consolidam seu protagonismo no segmento de superluxo. Mais do que um investimento seguro e valorizado, a ascensão dos imóveis de altíssimo padrão reflete as novas exigências do consumidor goianiense, que busca um estilo de vida pautado por exclusividade, sofisticação e bem-estar.
“Localização estratégica, arquitetura autoral, integração com a natureza e soluções voltadas à tecnologia e sustentabilidade são alguns dos diferenciais indispensáveis ao alto padrão, que hoje representa não apenas patrimônio, mas a extensão da identidade e das prioridades de quem o escolhe”, afirma Murilo Andrade, CEO da Sousa Andrade Construtora, que atua há mais de 28 anos nesse segmento em Goiânia.
A pesquisa também destaca os valores do metro quadrado praticados nesse nicho: Goiânia aparece com uma média de R$ 15.950. A Sousa Andrade, por sua vez, superou essa marca ao atingir R$ 19 mil por metro quadrado com a venda de uma das coberturas do Bauhaus, empreendimento da construtora no Setor Bueno, em frente ao Parque Vaca Brava — uma das localizações mais cobiçadas da capital.
Para Murilo, a valorização crescente do metro quadrado em Goiânia é resultado da combinação entre o dinamismo do mercado, impulsionado pela força do agronegócio, e a oferta de projetos que ele classifica como irreplicáveis. “Na Sousa Andrade, adotamos o conceito de ‘destino dentro do destino’, em que cada lançamento é inspirado em um endereço icônico do mundo. Assim, desenvolvemos empreendimentos únicos, cuja complexidade e riqueza de detalhes tornam impossível qualquer reprodução”, explica. Em agosto, a construtora lança oficialmente seu primeiro projeto inspirado diretamente nas raízes goianas: a Fazenda Lumiar. Com ele, aposta de forma pioneira em uma nova tendência do mercado, o campo elevado ao alto padrão, que, segundo o executivo, também tende a registrar forte valorização nos próximos anos.
Curadoria e lifestyle
Com unidades vendidas com valores acima dos R$ 16 mil o metro quadrado, a Consciente Construtora e Incorporadora aposta em curadoria, design autoral e parcerias globais como diferenciais estratégicos no alto padrão. “Cada detalhe é pensado para traduzir um estilo de vida, como mostram as maçanetas exclusivas do Auro Consciente, assinadas pela designer de joias Eleonora Hsiung, ou a aliança com o WTC, que conecta Goiânia a uma rede internacional de excelência”, explica a diretora de empreendimentos da Consciente, Camila Inácio.
A especialista destaca ainda que a demanda por projetos que vão além da metragem e da localização já era perceptível antes mesmo da pandemia. “Identificamos cedo esse desejo crescente por empreendimentos que entreguem uma experiência completa de exclusividade, sofisticação e identidade”, afirma.
Camila explica que o luxo também se manifesta em formatos compactos, como no Fascino, projeto voltado a famílias menores que não abrem mão da sofisticação. “Seguimos avançando com novos empreendimentos que trazem marcas de renome e um conceito 100% alinhado ao lifestyle de quem valoriza o que é único”, garante.
Exclusividade é premissa
Ludmila Amaral, marketing de relacionamento da Opus, explica que, além da localização privilegiada, os diferenciais que caracterizam um imóvel de luxo são acabamento (não apenas da unidade em si, como também da área comum, com móveis assinados), possibilidade de personalização da sua unidade, além de solidez, segurança e garantia da incorporadora, quesitos também avaliados pelo cliente. “Alguns itens se tornaram essenciais nesse perfil de imóvel, como elevador privativo e garagens GG, para caminhonetes de grande porte, já que boa parte do nosso público são de agropecuaristas que desejam ter um ponto de apoio na capital para a família. Somado a tudo isso, a oferta não apenas de um imóvel, mas de uma experiência única de morar em um Opus, conta muito, da venda à entrega do empreendimento”, diz.
Atualmente, no seu portifólio de 55 produtos, entregues, em construção ou recém lançados, 23 estão localizados em frente à parques, praças ou importantes áreas verdes da capital. “Com o DNA de criar empreendimentos de alto padrão originais que aliam arquitetura autoral, tecnologia, soluções atemporais e sofisticação, a Opus Incorporadora enxergou esse potencial de localizações com vista verde desde os seus primeiros empreendimentos. Essas áreas estão na preferência dos clientes de alto padrão, por oferecerem uma vista livre, a integração com o verde e a proximidade com parques. São mais valorizados em áreas cada vez mais escassas nos novos empreendimentos”, explica Ludmila Amaral.
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